Itaú de Minas| MG | Terça, 09 de Março de 2010  
 
    Fique bem informado com as noticias da cidade e região jornal BNN, segunda a sexta 11h30

Trabalhadores da saúde já recebem a vacina contra a Gripe A em Itaú de Minas.

 

 
.

A Gerência Regional de Saúde (GRS) de Passos repassou na última semana 4.850 doses da vacina contra a Gripe A H1N1 para atender a demanda regional na primeira etapa da campanha de vacinação, que começou nesta segunda-feira, dia 8.

Nesta primeira etapa devem ser vacinados os trabalhadores da área da saúde que são os médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, motoristas de ambulância e demais profissionais que trabalham diretamente nos Postos de Saúde.

De acordo com Antônia Márcia Almeida Alves, coordenadora da Vigilância Epidemiológica em Itaú de Minas, a vacina está disponível para este grupo de pessoas, até o dia 19 deste mês, na sala de vacinação, ao lado do Pronto Socorro, das 8h às 11h e das 13h às 16h.

Ela ressalta que é importante que todos respeitem o cronograma de vacinação, pois as vacinas são disponibilizadas por etapas, ou seja, em cada etapa da campanha a GRS repassa para os municípios apenas o número suficiente de vacinas para atender ao grupo de pessoas que deve ser imunizado no período.

A segunda etapa desta campanha vai de 22 de março a 2 de abril, quando devem ser vacinadas as gestantes, crianças de seis meses a um ano, 11 meses e 29 dias e também as pessoas com doenças crônicas. Já de 5 a 23 de abril receberão a vacina os adultos de 20 a 29 anos.

Na quarta etapa da campanha, que vai 24 de abril a 7 de maio, serão vacinados os idosos, com 60 anos ou mais, que vão receber duas doses de vacina, sendo uma para a Gripe A e a outra para a gripe comum, como já acontece todos os anos.

Na última fase da campanha nacional, de 10 a 21 de maio, serão vacinados os adultos de 30 a 39 anos. Ao todo serão vacinadas cerca de 180 mil pessoas na região da GRS de Passos, a qual pertence Itaú de Minas.

 


Passos enfrenta surto de dengue.

 

 
.


Segundo o Núcleo de Controle de Zoonoses de Passos, a cidade enfrenta hoje um surto de dengue. Foram 135 casos confirmados nos primeiros dois meses deste ano. Conforme o jornal Folha da Manhã, a quantidade é a maior dos últimos oitos anos, perdendo apenas para 2007, quando 194 pessoas contraíram a doença no município. Quanto ao número de notificações, Passos registra 650, que são os casos ainda não confirmados.

Segundo o coordenador do Núcleo de Zoonoses, Carlésio Júlio de Almeida, se a situação não for revertida, Passos poderá enfrentar uma epidemia de dengue, já que o nível de infestação do Aedes aegypti também estaria elevado e a cada 100 casas, pelo menos duas abrigariam focos do mosquito.

De acordo com a coordenadora de epidemiologia da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Passos, Suely Cortez, todas as 24 cidades que compõe a GRS contabilizam 710 notificações da doença, 650 apenas em Passos. Além dos 135 casos confirmados no município, Suely afirma que mais três cidades registraram casos de dengue, são elas: Piumhi, São João Batista do Glória e São Sebastião do Paraíso, sendo um caso em cada uma.

Para evitar uma epidemia da doença, Suely e Carlésio reforçam que a guerra contra o mosquito transmissor da dengue deve ser de todos. Qualquer local que possa juntar água é um foco do vetor, como pratos de vasos de plantas, caixas d’água mal tampadas, latas, garrafas, plásticos, cacos de telha, pneus, piscinas sem tratamento da água, calhas e outros.

 


Já são 60 os casos suspeitos de dengue em Itaú de Minas.

 

 
.

Ainda sem nenhum caso confirmado de dengue, Itaú de Minas também vive uma situação de alerta contra a doença. O número de casos suspeitos aumentou muito nos últimos dias, especialmente neste início do mês do março.

Segundo a coordenadora da Vigilância Epidemiológica na cidade, Antônia Márcia Almeida Alves, até a tarde desta segunda-feira, dia 8, já haviam 60 casos notificados na cidade.

De acordo com os dados, em janeiro 6 pessoas apresentaram sintomas da dengue; em fevereiro foram 23 e, somente nos primeiros dias de março, foram mais 31 casos suspeitos.

Ao todo são 60 casos de pessoas com sintomas da dengue, que foram medicadas e aguardam o resultado dos exames, cujas amostras de sangue são enviadas para Belo Horizonte e, posteriormente, os resultados são repassados para os municípios como dados estatísticos, para ações de controle junto aos setores de epidemiologia.

Toda vez que se tem um caso suspeito de dengue, os agentes da Vigilância Epidemiológica realizam a aplicação do fumacê (UBV) e larvicida em todos os quintais próximos à casa do paciente. Mas nem todos os moradores estão colaborando para as ações de combate à dengue, muitos não deixam os agentes entrarem em seus quintais e realizarem o trabalho necessário, o que contribui para o aumento dos focos do mosquito Aedes aegypti.

Por falar em focos do mosquito, enquanto Passos apresentou, no início deste ano, uma proporção de duas casas com foco para cada 100 residências, esse número em Itaú de Minas era de 5%, ou seja, de cada 100 casas, cinco apresentavam focos do Aedes.

A população deve ficar atenta e eliminar todo e qualquer recipiente que possa acumular água, pois as autoridades estão fazendo a sua parte, mas os moradores têm que colaborar e manter seus quintais limpos.


Produção da cana de açúcar em Minas vai crescer 75%.

 

 
.

O Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento divulgou na última semana, a estimativa para a produção de cana-de-açúcar no Estado. Segundo o estudo, Minas Gerais vai produzir 98,1 milhões de toneladas na safra 2019/2020.

O crescimento de 75% pode consolidar a posição do Estado como segundo maior produtor do país. Na safra 2009/2010, o Estado produziu 56 milhões de toneladas de cana-de-açúcar. O crescimento nos próximos 10 anos será o maior entre os principais estados produtores de cana-de-açúcar que foram pesquisados.

De acordo com o Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, os canaviais, que na safra passada ocuparam 679 mil hectares em Minas Gerais, terão uma área de 1,12 milhão em 2020. Um crescimento de 64,7%. O estudo também indica que a produção de milho em Minas Gerais terá um crescimento de 32,9% nos próximos 10 anos. Na safra 2019/2020, a produção será de 8,6 milhões de toneladas do grão no Estado.

Agência Minas


Congresso técnico define sedes das etapas do JOJU 2010.

 

 
.

Por meio do Congresso Técnico Geral, realizado na sexta-feira, dia 5 de março, em São Sebastião do Paraíso, foram definidos os municípios que vão sediar as fases classificatória e de pré-jogos do XXI Jogos da Juventude do Sudoeste de Minas Gerais, o JOJU 2010.

Além de Paraíso, que vai sediar a fase final da competição no esporte coletivo e a etapa única de natação, estarão realizando o JOJU 2010 as cidades de Poços de Caldas, Caxambu, São Tomás de Aquino, Guaxupé, São Gonçalo do Sapucaí e Baependi. A primeira etapa, para a disputa de vagas nos pré-jogos, começa em 26 de março, com a classificatória no futsal masculino em Caxambu e São Tomás de Aquino.

A fase seguinte é a dos pré-jogos, que serão disputados para definir quais equipes terão direito de jogar a final de São Sebastião do Paraíso, no período de 13 a 17 de julho. Das modalidades do esporte individual - a exemplo da natação -, o atletismo e o judô serão realizados em fase única, em Poços de Caldas, de 16 a 18 de abril. A natação, que terá sede em Paraíso, será disputada nos dias 8 e 9 de maio.

Sediam os pré-jogos, conforme as modalidades, os municípios de Guaxupé, no basquete masculino (9 a 11/04) e handebol feminino e masculino (11 a 13/06); São Gonçalo do Sapucaí, vôlei feminino e masculino (14 a 16/05); e Baependi, futsal feminino e masculino (18 a 20/06).

Participam do JOJU 2010 equipes dos municípios de Baependi, Belo Horizonte, Botelhos, Campestre, Campo Belo, Capitólio, Carmo do Rio Claro, Caxambu, Guaxupé, Itajubá, Itamonte, Itaú de Minas, Machado, Passos, Perdões, Piumhi, Poço Fundo, Poços de Caldas, Pouso Alegre, São Gonçalo do Sapucaí, São Lourenço, São Sebastião do Paraíso, São Tomás de Aquino, Soledade de Minas, Três Corações, Três Pontas e Varginha.

PassosNews - escrito por Ênio Modesto - Assessoria de Imprensa Joju

 

  Voltar     .     Noticias Anteriores.