Itaú de Minas| MG | Quarta, 17 de Março de 2010  
 
    Fique bem informado com as noticias da cidade e região jornal BNN, segunda a sexta 11h30

Prefeitura de Itaú de Minas dará 4,7% de aumento aos servidores.

 

 
.

Antes do início da seção ordinária da Câmara municipal de Itaú de Minas, realizada nesta terça-feira, dia 16, os vereadores itauenses receberam a visita do vereador de São Sebastião do Paraíso, José Luiz, que faz parte da Comissão de Viação e Transporte daquela Casa e está percorrendo as Câmaras da região, convidando os vereadores para participarem de uma Audiência Pública que discutirá a situação das obras na MG-050. Essa Audiência Pública será no dia 20 de abril, às 9h30, no Teatro Municipal Sebastião Furlan, em Paraíso. O presidente do Legislativo itauense, vereador Oberdan Faria, disse que a Câmara é parceira nesse assunto.

Já quando iniciou-se a seção, foi apresentado aos vereadores os Projetos de Lei números 06, 07 e 08/2010, inclusive já com o parecer favorável da Comissão de Finanças e Orçamento. Esses projetos referem-se ao aumento salarial dos servidores municipais.

Conforme foi apresentado, o Executivo dará um aumento de 4,7% para o funcionalismo público da Câmara, Prefeitura e agentes políticos, repondo as perdas inflacionais dos últimos doze meses. Esse assunto segue agora para votação na próxima semana.

Nesta terça houve duas indicações. A primeira do vereador Zetinho que pede a iluminação do pontilhão que liga a Av. Engenheiro Manoel Batista ao Bairro Sagrada Família. A segunda indicação, de iniciativa do vereador Nunes e assinada por todos os vereadores, solicita ao Executivo a revisão do convênio com a Caixa Econômica Federal para que mude a conta-corrente dos servidores municipais para conta-salário, pois nesta última não é cobrado taxas dos servidores.

No decorrer da reunião foi colocado em primeira discussão o Projeto de Lei nº 02/2010, que altera algumas leis municipais e dispõe sobre o Plano Plurianual, diretrizes para elaboração da Lei Orçamentária e abertura de crédito especial. O vereador Zetinho pediu vista a este projeto.


Vereadores cobram soluções para os problemas da cidade.

 

 
.


Mais uma vez as críticas à Administração marcou a reunião da Câmara de Itaú de Minas nesta terça-feira, dia 16. No grande expediente, quando os vereadores tomam uso da palavra, o vereador Nunes falou das máquinas municipais paradas há muito tempo para manutenção, dizendo que parece que há interesse que isso continue. Ele comentou também sobre a indicação de passar para conta-salário, e não mais conta-corrente, a conta dos servidores para depósito de seus salários.

O segundo a falar foi o vereador Gilson, citando que esteve fiscalizando a obra particular de captação de água das chuvas no loteamento próximo ao início da Rua João Kirchiner, frisando que esta obra tem de ser bem feita para que não cause transtornos futuros. Ele disse que pediu há algum tempo a troca das lâmpadas das praças, que estão escuras e também a construção de um banheiro no Ambulatório, mas até agora nada foi feito. Gilson pediu também uma atenção especial com o Distrito Industrial onde, segundo ele, existem terrenos sem utilização enquanto há empresas interessadas em se instalar no local. Gilson ainda cobrou melhorias no Bairro Olaria, limpeza das ruas da cidade e falou das máquinas paradas. Ele finalizou falando de um projeto para a reforma de 17 casas de pessoas carentes e do problema enfrentado pelos caminhoneiros que, devido à demora do serviço em Itaú, estão emplacando seus veículos em Passos.

O vereador Zetinho voltou a falar do grande número de máquinas municipais quebradas, inclusive de um caminhão de coleta de lixo, parado por falta de pneus. Ele disse que ficou sabendo, através do Ministério das Comunicações, que Itaú de Minas possui um Telecentro na Escola Jorge Oliva e constatou que o mesmo está parado há algum tempo, aguardando a instalação dos equipamentos. Zetinho sugeriu que a Câmara faça uma Audiência Pública sobre segurança e finalizou dizendo sobre o ICMS Cultural, que Itaú de Minas voltará a receber, mas á necessário conservar alguns bens tombados, o que, segundo ele, não está ocorrendo.

Já o vereador Francisco Rodrigues, o Chiquinho Passa Vinte, comentou sobre a conta-salário dos servidores e disse que o problema da água do Campo do Belarmino foi resolvido, segundo ele, a Prefeitura passou para um empresário que utiliza a água do local a responsabilidade sobre a conta. Chiquinho cobrou melhorias nas estradas da zona rural e também providências no trânsito na esquina da Rua João Kirchiner com a Praça Nossa Senhora das Graças, que, segundo ele, é um local onde ocorrem acidentes e que poderia ser colocado um quebra-molas ou semáforo.

A vereadora Evandra comentou sobre o Projeto de Lei de sua autoria, juntamente com os colegas Zetinho e Chiquinho, que visa modificar o mês da revisão salarial dos servidores municipais de março para janeiro, que independe de sanção do prefeito e iguala o período de revisão municipal com a mesma época do salário mínimo. O vereador Geovan dos Santos, o Magaiver, questionou Evandra se ela sabia onde a Prefeitura estava utilizando o trator, doado pela Câmara no final do ano passado. Ela disse que não sabe, mas vai trazer uma resposta na próxima reunião.

O vereador Carlos Alberto pediu que a Câmara envie um ofício para a Oi solicitando a manutenção em um orelhão que se localiza na esquina da Rua João Carlos Sima com Rua Saturnino Rodrigues da Silva, Bairro Icaraí, pois o suporte do mesmo está quebrado e escorado em um muro. Carlinhos cobrou providências para a retirada de entulhos das ruas. Ele fez um levantamento de todas as ruas em que se encontram entulhos e sujeira e encaminharia este relatório para a Secretaria de Serviços Urbanos realizar a limpeza.

Na fala do presidente da Casa, o vereador Oberdan Faria parabenizou o delegado Dr. Rodney por assumir o comando da Delegacia Regional da Polícia Civil, com sede em Passos. Ele disse também que está em contato com algumas empresas para a construção de um site da Câmara, que irá mostrar a transparência do Legislativo e lembrou que um projeto nesse sentido já foi apresentado anteriormente pelo colega Sandro Médice. Oberdan também comentou sobre as indicações dos vereadores e disse que a reunião com o prefeito está marcada para esta quinta-feira, dia 18, às 14h30 e pediu a presença de todos os vereadores. Ele falou que está preocupado com os problemas da cidade, como a sujeira nas ruas e reforçou que a oficina da Prefeitura está lotada de máquinas quebradas e finalizou dizendo que, se o Executivo atender aos pedidos dos vereadores, a administração vai ser boa.


Projeto prevê a reforma de 17 casas de pessoas carentes em Itaú de Minas.

 

 
.

O vereador Gilson Luiz da Silva disse na reunião do Legislativo desta terça-feira, dia 16, que está empenhado em um projeto da Câmara, em parceira com a Prefeitura e o Estado, para a reforma de 17 casas de pessoas carentes, que vivem abaixo da linha da pobreza. Segundo ele, foi feito um levantamento destas famílias e constatada a real necessidade da reforma das residências.

Gilson conversou com a reportagem da Rádio Boa Nova sobre esse assunto e também sobre o que ele disse em relação a alguns caminhoneiros de Itaú de Minas que estão emplacando seus veículos em Passos, devido a demora desse serviço em Itaú.

 


Dengue em Itaú de Minas: já são 9 casos confirmados.

 

 
.

A preocupação com a dengue continua em Itaú de Minas, conforme informações da Vigilância Epidemiológica da cidade, até a manhã desta quarta-feira, dia 17, já haviam 88 notificações de casos suspeitos da doença e o número que mais assusta é o de confirmações, pois dos 10 resultados de exames que já chegaram, 1 deu negativo e 9 são positivos, confirmando Itaú de Minas como uma das cidades com mais números de pessoas com dengue na região.

Os agentes da Vigilância estão realizando o seu trabalho, inclusive com a aplicação do fumacê, que na manhã desta quarta estava sendo aplicado pelos agentes no Bairro Bela Vista e, através de uma caminhonete, cedida pela Secretaria de Saúde do Estado, no Centro da cidade, entre as Ruas Dr. José Balbino e Rua do Corredor.

Paulo Moragas, chefe da Vigilância Epidemiológica na cidade, conversou com nossa reportagem sobre este trabalho de eliminação dos focos do mosquito Aedes aegypti e ressaltou a importância da participação da população na limpeza de seus quintais.

 


Carlos Melles consegue verba para escolas estaduais da região.

 

 
.

O Departamento de Jornalismo da Rádio Boa Nova recebeu o comunicado, enviado pelo Governo de Minas Gerais ao deputado federal Carlos Melles, informando a liberação de verbas para várias escolas estaduais da região, num total de vinte e duas cidades.

De acordo com a nota, os recursos liberados são para compra de mobiliário e equipamentos em escolas da rede estadual de ensino e os Termos de Compromisso serão enviados às Superintendências Regionais de Ensino para assinatura das diretoras das escolas.

A Escola Estadual Ary pimenta Buguelli, de Itaú de Minas, foi contemplada com o valor de R$ 62.350,00. Na região, outra escola que obteve recursos foi a Dr. Farid Silva, de Pratápolis, com uma verba de R$ 53.850,00.

Além dessas duas, foram beneficiadas escolas estaduais das seguintes ciades: Arceburgo, Bandeira do Sul, Botelhos, Cabo Verde, Cássia, Claraval, Delfinópolis, Elói Mendes, Guanhães, Guaxupé, Ibiraci, Itamogi, Jacutinga, Muzambinho, Nepomuceno, Ouro Fino, Passos, Santana da Vargem, São Sebastião do Paraíso e Varginha.

 

  Voltar     .     Noticias Anteriores.