Itaú de Minas| MG | Quarta, 14 de Maio de 2010  
 
    Fique bem informado com as noticias da cidade e região jornal BNN, segunda a sexta 11h30

Vereadores apresentam várias indicações e requerimentos.

 

 
.

Na última terça-feira, dia 11, aconteceu a reunião semanal da Câmara Municipal de Itaú de Minas. A reportagem da Rádio Boa Nova não pôde estar presente, pois os funcionários do seu Departamento de Jornalismo também integram a equipe de esportes da emissora e, no mesmo horário da reunião, trabalharam na transmissão do jogo Itaú de Minas x Paraíso, válido pela 14ª Copa Alterosa de Futsal.

Para não deixar os ouvintes desinformados sobre o que foi dito pelos vereadores nessa reunião vamos repassar o que escreveu Reinaldo Silva, repórter do “portal itaudeminas.com.br”.

Segundo a matéria, houve quatro indicações. A primeira do vereador Zetinho, que pediu para que seja asfaltada toda Rua Dr. José Mário e ainda, que seja dada seqüência na galeria pluvial de 400 milímetros até a Rua Juventino Dias, onde a galeria pluvial é dessa medida.

O vereador Sandro Médice apresentou duas indicações. Ele pede que a Prefeitura, através do seu setor de fiscalização, faça um levantamento legal na cidade, com o intuito de notificar os cidadãos acerca de vedações legais, quanto ao uso indevido dos passeios, como depósito de material de construção, veículos que estacionam em calçadas, arvores que danificam o calçamento, mesas e cadeiras de estabelecimentos comerciais que invadem as calçadas, bem como notificar os proprietários sobre a necessidade de construção e conservação dos passeios públicos. Sandro Médice pede ainda, que o atual estacionamento de 45º graus existente do lado esquerdo da Rua José Balbino seja Transferido para o lado direito da referida rua.

Já o vereador Carlos Alberto indicou para que sejam colocados hidrantes em vários pontos da cidade, como nas proximidades das escolas, postos de gasolina, bancos, lojas, Rodoviária, Ponto Socorro, ambulatório, PSFs, Laboratório e Hospital, pois em Itaú há somente dois hidrantes.

Os requerimentos também foram quatro, todos de autoria do vereador Zetinho. Ele quer que o Executivo forneça à Câmara informações de quais os medicamentos são comprados pela Prefeitura; quais os medicamentos são doados pelo Governo Federal; e qual o valor comprovadamente gasto no ano de 2009 em remédios pelo município.

No segundo requerimento, o vereador quer saber quantas licenças de táxis foram concedidas pela Prefeitura Municipal; a data de emissão e data de validade das licenças; e os requisitos e normas legais pertinentes para a concessão das licenças.

Zetinho também quer saber da Prefeitura e da Copasa se são feitas análises da água retirada do Rio São João, antes de receber o tratamento e, em caso afirmativo, enviar os resultados obtidos nos últimos três meses. Por fim, o vereador requer da Mesa da Câmara a realização de audiência publica para tratar sobre a qualidade do ar em nossa cidade.

 


Em reunião da Câmara, problemas da cidade são comentados pelos vereadores.

 

 
.


Na reunião da Câmara da última terça-feira, dia 11, utilizando-se da palavra, o vereador Sandro Médice falou sobre suas indicações e comentou sobre uma pesquisa divulgada pelo Instituto João Pinheiro em que Itaú de Minas se encontra em 16º no Estado em qualidade de vida. Sandro Médice finalizou agradecendo ao presidente do Rotary, Geraldo Gladstone, Câmara Municipal e a população que prestigiou a palestra realizada pelos rotarianos na semana passada.

O vereador Zetinho começou criticando o Instituto João Pinheiro, onde o mesmo colocou Itaú de Minas como destaque em Qualidade de Vida na região, pesquisa referente ao ano de 2006 e quer saber do Instituto como foi feita essa pesquisa, que avaliou ações realizadas pelas administrações públicas nos setores de Educação, Saúde, Segurança Pública, Meio Ambiente, Cultura, Esporte e outros. Zetinho disse que a população nem se lembra destas atividades, de tão inexistente que elas foram. Ele sugeriu uma audiência pública para tratar do ar em que respiramos na cidade e disse que vai pedir à diretoria da Fábrica de Cimento para que receba os vereadores e também que dê explicações e disse que irá convidar os chefes da Fábrica, que moram em Passos, para morarem aqui em Itaú Minas e respirarem o mesmo ar que respiramos. Zetinho sugeriu que a Fábrica de Cimento poderia fazer uma parceria com a Prefeitura para reativar a vaca mecânica e com isso fornecer leite de soja a população.

O vereador Chiquinho Passa Vinte falou que a diretoria do Itaú Atlético Clube está vendendo bilhetes de uma rifa para se levantar capital para o Clube e parabenizou a diretoria, comissão técnica e jogadores pela brilhante campanha. Chiquinho falou novamente sobre a falta de iluminação na quadra e Praça da Estação, segundo ele os jovens jogam bola no escuro e a praça está totalmente apagada há anos. Falou ainda que foi feita a abertura da Avenida da Liberdade e que o local já está precisando de um redutor de velocidade.

A vereadora Evandra Cintra pediu incentivo da Câmara e da Prefeitura para patrocinar a construção de uma sede para um projeto, tipo Criança Esperança, encabeçado pela irmã Fabíola, cuja construção seria próximo ao Jardim Progresso, Bairro São Lucas e Santo Antonio.

O vereador Carlinhos disse mais uma vez sobre os buracos nas ruas da cidade e que passou da hora de se começar a operação tapa buraco em todas as ruas do município. Carlinhos falou também sobre sua indicação, para que se instale mais hidrantes em pontos estratégicos da cidade.

Terminando, o presidente da Câmara, vereador Oberdan Faria, disse que a Prefeitura alugou uma máquina para arrumar as estradas rurais e nesta semana ou na próxima o serviço já estará começando. Ele disse que falou também com o prefeito sobre o vandalismo na Escola Estadual Ary Pimenta Buguelli, em que vândalos pulam o muro e entram na escola. Oberdan disse que o prefeito já falou com o Secretário de Obras para aumentar a altura dos muros da escola.


CNBB faz pronunciamento sobre abusos sexuais na Igreja.

 

 
.

O presidente da CNBB, Dom Geraldo Lyrio Rocha, divulgou nesta quinta-feira, dia 13, um pronunciamento da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil sobre os abusos sexuais na Igreja. A declaração foi lida na coletiva de imprensa após o encerramento da 48ª Assembleia dos bispos, em Brasília (DF).

Na nota, os bispos expressam "seu compromisso e empenho na investigação rápida e eficaz dos casos de abuso sexual na Igreja", tomando as medidas canônicas e civis cabíveis.

Segundo o pronunciamento, o tratamento do delito deve "considerar três atitudes – para o pecado: a conversão, a misericórdia e o perdão; para o delito: a aplicação das penalidades (eclesiástica e civil); para a patologia: o tratamento".

De acordo com Dom Geraldo, o perdão não significa a aceitação do delito ou defender a impunidade. "Perdão é uma coisa, se refere ao pecado, mas quanto ao delito, ao crime, tem a aplicação das penalidades".

No texto, a CNBB reconhece o "mal irreparável" causado às vítimas e suas famílias, dirigindo a estas seu "pedido de perdão", suas orações e a promessa de "envidar esforços para ajudá-las na superação de tão grande mal e seus traumas subsequentes e oferecer-lhes apoio psicológico e espiritual".

Na coletiva, o presidente da CNBB recordou os vários assuntos tratados durante os dez dias da assembleia, entre eles as CEBs, o PNDH-3, o momento político, a Campanha Ficha Limpa, o Acordo Brasil e Santa Sé, o trabalho escravo e a reforma agrária.

 


Rotary Club de Itaú de Minas promove Campanha do Agasalho, neste sábado.

 

 
.

Mais uma campanha de responsabilidade social do Rotary Club de Itaú de Minas acontece neste sábado, dia 15, quando os voluntários do Rotary, Rotaract e Interact vão percorrer todos os bairros da cidade arrecadando agasalhos e cobertores.

O que for arrecadado nesta Campanha do Agasalho será revertido para as entidades e famílias carentes da cidade.

Nossa reportagem conversou com o presidente do Rotary, Geraldo Gladstone, e também com o rotariano Douglas Martins, que falam sobre esta campanha.

 


Governo anuncia projeto para redução do ICMS do álcool combustível e aumento do tributo para gasolina.

 

   
.

O álcool combustível deve sofrer redução a partir de 1º de janeiro de 2011 em Minas Gerais. A gasolina, em compensação, deve passar por um aumento para os consumidores.

Nesta quinta-feira (13), o governador Antonio Anastasia anunciou o envio de um projeto de lei à Assembleia Legislativa de Minas Gerais que altera as alíquotas do ICMS dos combustíveis.

Caso a proposta seja aprovada, o tributo sofrerá redução de 25% para 22% para o etanol. Por outro lado, o projeto prevê a alteração da alíquota do ICMS da gasolina de 25% para 27%.

O objetivo da proposta, segundo informou o Governo, é estimular o consumo do etanol, combustível ambientalmente mais limpo e renovável, além de estimular mais investimentos no setor.

 

  Voltar     .     Noticias Anteriores.