Sexta, 24 de Setembro de 2021
34°

Poucas nuvens

Itaú de Minas - MG

Política Creche

Creche no São Lucas: Prefeitura aguarda liberação de verba para concluir a obra

Comitiva itauense se encontrou com técnicos do FNDE

13/09/2021 às 10h17 Atualizada em 13/09/2021 às 12h23
Por: Marcos Claudino Fonte: Folha da Manhã / Jornal BNN
Compartilhe:
Reunião com técnicos do FNDE
Reunião com técnicos do FNDE

13/09 - No último dia 3, representantes do município de Itaú de Minas estiveram na cidade de Monte Carmelo, no Triângulo Mineiro, com objetivo de conseguir verba para o término da obra da creche do Bairro São Lucas. A comitiva itauense foi composta pelo vice-prefeito, Matheus Vilela, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Mackson Antônio da Silva, e o chefe de Setor de Educação, Éder Rodrigues Amorim.

 

Conforme informou Matheus Vilela, os técnicos do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) disseram que não existe nenhuma pendência da Prefeitura na realização da obra e que, no próximo mês, a verba será liberada.

 

Segundo o vice-prefeito, a atual administração tem tomado as medidas para a conclusão da obra.

 

Segundo Vilela, em 2013, a empresa Casa Alta Construções foi contratada pelo Ministério da Educação para executar a obra, mas o projeto não teve início e, em 2015, o município teve autorização para realizar um processo licitatório, cuja vencedora foi a Construtora Chaves Costa Ltda. Em de julho de 2016 e abril de 2017, foram acordados termos aditivos de prazo para a conclusão da obra.

 

De acordo com informações da Prefeitura, a Construtora Chaves Costa Ltda não cumpriu com o contrato e foi necessária a instauração do Processo Administrativo nº 02/2018, que foi concluído em fevereiro de 2019, determinando a rescisão unilateral do contrato com a empresa. Uma Concorrência Pública (nº 02/2019) foi vencida pela construtora Newall Engenharia e Empreendimentos Ltda, que deu início a obra em março do último ano.

 

Devido à pandemia do novo coronavírus, a empresa teve que reduzir o número de funcionários na obra e passou por dificuldades para encontrar os materiais necessários.

 

Outro fator que tem dificultado a conclusão, segundo o vice-prefeito, é que o município não recebeu repasses da obra, mesmo tendo duas solicitações de desembolso deferidas no Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle (Simec) desde 2020 e ter feito uma terceira solicitação na semana passada.

 

Agora, com o encontro com os técnicos do FNDE, essa situação deve ser resolvida.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias