Domingo, 17 de Outubro de 2021
30°

Pancada de chuva

Itaú de Minas - MG

Geral Radialista

Dia do Radialista é comemorado em duas datas

Conheça a história desta data

21/09/2021 às 10h56
Por: Marcos Claudino Fonte: Redação Jornal BNN
Compartilhe:
Dia do Radialista 21 de setembro
Dia do Radialista 21 de setembro

21/09 - O Dia do Rádio, ou da Radiodifusão, e o Dia do Radialista já foram comemorados, durante muito tempo, no dia 21 de setembro. A celebração começou em 1945 quando o presidente Getúlio Vargas assinou um decreto que fixou os níveis mínimos de salário dos trabalhadores em empresas de radiodifusão.

 

Nos anos 80, por conta do IV Congresso Brasileiro de Radiodifusão, realizado na Bahia, os proprietários de Emissoras decidiram estabelecer uma data para comemorar somente o Dia do Rádio. Então, escolheram o dia 25 de Setembro, pois nesse dia, no ano de 1884, nascia Roquette-Pinto.

 

Para quem não sabe, Edgard Roquette-Pinto era médico, antropólogo, professor, e foi o responsável pela fundação da Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, em 21 de abril de 1923.

 

Com isso, no dia 21 de Setembro passou a ser comemorado o Dia do Radialista e no dia 25 do mesmo mês o Dia do Rádio, ou da Radiodifusão.

 

Em 2006, o dia do radialista também passou por mudanças e passou a ser celebrado oficialmente no dia 7 de novembro - data de nascimento do compositor, músico e radialista Ary Barroso, depois que o então presidente Lula assinou um decreto instituindo esse dia no calendário de efemérides nacionais.

 

Mesmo com a alteração na data, muitos profissionais continuam comemorando o Dia do Radialista no dia 21 de setembro.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias