Sexta, 03 de Dezembro de 2021
32°

Pancada de chuva

Itaú de Minas - MG

Saúde Prevenção

Semana de Prevenção ao Câncer de Boca: dentista orienta sobre os fatores de risco e como evitá-los

A dentista Maísa Kirchiner diz que os PSFs estão engajados nesta campanha de conscientização da população

11/11/2021 às 12h35
Por: Marcos Claudino Fonte: Redação Jornal BNN
Compartilhe:
Imagem: reprodução
Imagem: reprodução

11/11 - A Atenção Básica de Saúde em Itaú de Minas, juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde, divulgam orientações sobre a Semana de Prevenção ao Câncer de Boca.

 

A dentista Maísa Kirchiner conversou com o repórter JB Barbosa e falou que os PSFs estão engajados nesta campanha de conscientização da população, com palestras, sala de espera e avaliação de rastreamento de câncer bucal, além de encaminhamento, se for necessário.

 

Os fatores de risco para o câncer de boca são o tabagismo, consumo regular de bebidas alcoólicas, exposição ao sol sem proteção, infecção pelo vírus HPV e também dente quebrado ou uma prótese mal adaptada, que pode machucar, virar uma ferida e evoluir para câncer.

 

Maísa diz que a detecção precoce aumenta muito a chance de cura, por isso, ao surgir qualquer sinal de alerta, como ferida, caroço, mancha ou placa avermelhada ou esbranquiçada no lábio, bochecha ou língua, que não cicatrize em até 15 dias deve-se procurar um dentista ou uma unidade de saúde para avaliação. A biópsia, se necessário, e o tratamento são oferecidos gratuitamente pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias