Sexta, 03 de Dezembro de 2021
31°

Pancada de chuva

Itaú de Minas - MG

Saúde Doação de sangue

Estoques de bolsas de sangue estão em queda na Hemominas

Fundação Hemominas teme desabastecimento de sangue no estado

12/11/2021 às 10h50
Por: Marcos Claudino Fonte: G1 / Jornal BNN
Compartilhe:
Foto: reprodução EPTV
Foto: reprodução EPTV

12/11 - A Fundação Hemominas mostrou preocupação quanto à queda nos estoques de sangue em Minas Gerais. Em todo estado houve baixa de 60% dos sangues tipo O- e O+, 40% de A- e 25% menos no A+. No Sul de Minas, algumas cidades estão intensificando ações para convocar doadores, enquanto outras ainda convivem com a falta de local para doações.

 

No dia 25 de novembro, comemora-se o Dia Nacional do Doador de Sangue. A data tem como objetivo agradecer aos doadores pela ação de doar e busca sensibilizar a população para a importância da doação de Sangue.

 

Podem doar sangue a pessoa tem ter entre 16 e 69 anos, estar com boa saúde e pesar acima de 50 quilos. Mas, atenção: se o candidato à doação de sangue tem entre 16 e 17 anos somente poderão doar se acompanhados dos responsáveis legais ou portando autorização formal. Maiores de 60 anos somente poderão doar caso já tenham realizado uma doação antes e apresente comprovante. Mulheres, mesmo se menstruadas ou em uso de anticoncepcionais, podem doar. É necessário dormir bem na noite anterior à doação de sangue.

 

No site da Fundação Hemominas estão descritas todas as condições e restrições para doação de sangue.

 

Na nossa região, as doações são feitas no Núcleo da Hemominas em Passos. A doação de sangue pode ser agendada no site www.mg.gov.br/conteudo/agendamento-online/doar-sangue, ou pelo aplicativo MGapp-Cidadão.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias