Sábado, 22 de Janeiro de 2022
22°

Poucas nuvens

Itaú de Minas - MG

Saúde Covid-19

Coordenadora dos PSFs fala sobre o atendimento no Centro Covid, em caso de sintomas gripais

Preferencialmente, o Pronto Socorro é para casos de urgência e emergência

03/01/2022 às 12h19
Por: Marcos Claudino Fonte: Redação Jornal BNN
Compartilhe:
Centro de Atendimento à Covid-19 em Itaú de Minas - imagem de arquivo
Centro de Atendimento à Covid-19 em Itaú de Minas - imagem de arquivo

03/01 - A coordenadora técnica dos PSFs em Itaú de Minas, Patrícia de Fátima Neto Amorim, conversou com nossa reportagem e disse que o Centro de Atendimento à Covid-19, na Av. Liberdade, continua com seu atendimento normalmente, das 7h às 16h. Em caso de síndrome gripal, a população deve, preferencialmente, procurar esse Centro.

 

Quanto aos testes de Covid, estes são realizados mediante sintomas gripais, do terceiro ao sétimo dia de sintoma. Não é realizado aleatoriamente. Se não tiver sintoma ou não for feito na data correta, pode ter como resultado um falso negativo. O único grupo em que se faz esse exame, sem estar com sintomas, é no caso das gestantes, para ir para a maternidade.

 

Já com relação ao Pronto Socorro, Patrícia disse que o atendimento lá é para todo e qualquer tipo de emergência, como acidentes, infartos, AVCs, partos de urgência, etc... Quem está com sintomas leves de síndrome gripal, deve evitar procurar o Pronto Socorro e sim procurar o Centro Covid. Porém, em caso de falta de ar, cansaço excessivo e outras doenças crônicas, que podem agravar a situação, aí sim o local de atendimento é o Pronto Socorro. Segundo ela, a recomendação é evitar ir ao Pronto Socorro desnecessariamente.

 

A coordenadora dos PSFs disse ainda que a pandemia não acabou. Devemos continuar fazendo as medidas de prevenção, como uso de máscara, lavar as mãos com freqüência e uso de álcool em gel; além do isolamento domiciliar em caso de sintomas, para não disseminar o vírus para outras pessoas.

 

Patrícia ainda destaca que a vacinação contra a Covid-19 continua, em Itaú de Minas, na Estação Cultura, de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias