Em relação à segurança durante o período de onda roxa, o comandante-geral da Policia Militar do Estado de Minas Gerais , coronel Rodrigo Sousa, explicou que caberá à corporação apoiar a fiscalização das posturas municipais.
“Temos protocolos já definidos. O objetivo é fazer com que as pessoas obedeçam e que não seja preciso adotar outras medidas, que podem ser notificação ou multa. No entanto, alguns comportamentos podem incorrer em crimes como resistência, desobediência, desacato e até mesmo a propagação de doença contagiosa. Neste caso, entramos na esfera criminal, o que deve ser tratado pela Justiça”, explicou.
Ele também lembrou que medidas fiscalizatórias serão impostoas. "É simples e claro: já temos leis para isso, vamos atuar em apoio à fiscalização, mas resumindo a pessoa precisa obedecer e seguir, temos toda legislação prevista e vamos aplicá-la, conforme essa medida drástica", declarou. "Chegamos no limite do limite: melhor conduzir uma pessoa por desobediência do que registrar depois que ela não foi atendida (em hospitais). Acabou", declarou o comandante da Polícia, ao lembrar dos crimes de desobediência e desacato. "A polícia vai ser firme", finalizou.
O porta voz do Pelotão de Policia Militar de Itaú de Minas, Cabo PM Elder falou com a reportagem do BNN sobre o trabalho no município para garantir o cumprimento do novo decreto que colocou a cidade na "Onda Roxa". O PM disse que o trabalho do Pelotão de Itaú será de apoiar a fiscalização que deve acontecer por parte dos servidores municipais a serviço do executivo itauense: "Então nós vamos estar ostensivamente, tentando preservar a ordem, dentro da vigência dessa onda roxa, por meio de medidas preventivas mitigando para garantir o cumprimento do decreto publicado no dia 17 com vigência no dia 18. Vamos estar atuando em colaboração com os órgãos municipais, para garantir o cumprimento das medidas restritivas, dessas medidas restritivas acho que a que pode causar maior impacto nas pessoas é a questão da circulação, da proibição da circulação entre os horários de 20 as 5 horas da manhã" .
Cabo Elder ainda ressaltou que para as denuncias de crimes específicos de infração contra o decreto da covid-19 devem ser feitas através do telefone da Vigilância Sanitária 9 8464-9272. Ouça na integra a entrevista do Cabo PM Elder.
Mín. 20° Máx. 30°
Mín. 19° Máx. 30°
Sol, pancadas de chuva e trovoadas.Mín. 19° Máx. 30°
Sol, pancadas de chuva e trovoadas.