Sábado, 22 de Janeiro de 2022
22°

Poucas nuvens

Itaú de Minas - MG

Saúde Leitos

Santa Casa de Passos diminui número de leitos para o tratamento da Covid-19

Na Enfermaria Covid eram 45 leitos e agora são 21; na UTI Covid eram 40 leitos e agora são 10

05/01/2022 às 11h51
Por: Marcos Claudino Fonte: Redação Jornal BNN
Compartilhe:
Boletim da Santa Casa de Passos do dia 4 de janeiro de 2022
Boletim da Santa Casa de Passos do dia 4 de janeiro de 2022

05/01 - O boletim da Santa Casa de Passos, nesta terça-feira (4), trouxe a informação que houve diminuição dos leitos dedicados ao tratamento da Covid-19. Na Enfermaria Covid eram 45 leitos e agora são 21 disponíveis; na UTI Covid eram 40 leitos e agora são 10.

 

Com base nesta disponibilidade de leitos, a Enfermaria Covid da Santa Casa de Passos está com ocupação de 10% (dos 21 leitos, 2 estão ocupados). Na UTI Covid, a taxa de ocupação está em 20% (dos 10 leitos, 2 estão ocupados). Dos 4 pacientes internados na Santa Casa, na ala covid, todos são adultos. São 3 de Passos e 1 de Fortaleza de Minas.

 

A assessoria de imprensa da Santa Casa de Passos divulgou, na manhã desta quarta-feira (5), a seguinte nota:

 

“Comunicado à população

 

A desmobilização de leitos de UTI COVID E PEDIÁTRICO bem como de leitos clínicos foi efetuada pela PORTARIA GM/MS NÚMERO 4226 DE 31 DE DEZEMBRO DE 2021. ONDE NO PERÍODO DE JANEIRO DE 2022, OS LEITOS OCUPADOS POR COVID SERÃO REMUNERADOS PELA OCUPAÇÃO DOS LEITOS E NÃO MAIS PELA DISPONIBILIZAÇÃO.

 

Além disso está vedado a conversão de leitos convencionais em leito covid adulto e pediátrico a partir de fevereiro. Significa que os hospitais deverão se organizar o fluxo assistencial juntamente com estado e municípios. Baseada nessa portaria a Santa Casa informa:

 

1) Dos 40 leitos UTI adulto pactuados na última adequação, dos quais 30 credenciados pelo ministério e os outros 10 pelo estado, serão mantidos os 10, sendo 8 para SUS e 2 para convênios. Esse quantitativos de leitos foi em razão do perfil epidemiológico e pela estrutura de leitos da Santa Casa.

 

2) Para Leitos UTI pediátricos serão utilizados os leitos de isolamento.

 

3) Os leitos clínicos estão disponibilizados em: 21 leitos, sendo 16 para o SUS e 5 para convênios.

 

Com relação à gripe influenza, a Santa Casa de Passos segue o fluxo assistencial instituído para atendimento covid em razão dos sintomas serem semelhantes e após o fechamento do diagnóstico paciente é encaminhado para os leitos qualificados para cada atendimento.

 

Ainda não houve reunião com os entes públicos para definição da nova rede assistencial. A Santa Casa reitera seu compromisso de cuidar da Saúde da População e acompanhará o desenvolvimento dessa nova cepa ômiron para as possíveis adequações que se fizerem necessárias.”

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias