Terça, 24 de Maio de 2022
19°

Tempo aberto

Itaú de Minas - MG

Religião Dom Vilar

Papa nomeia o paraisense Dom Vilar como novo bispo para a Diocese de Rio Preto

Dom Antônio Emidio Vilar será transferido da sede de São João da Boa Vista

20/01/2022 às 12h20
Por: Marcos Claudino Fonte: Jornal do Sudoeste
Compartilhe:
Dom Vilar
Dom Vilar

20/01 - O Papa Francisco nomeou, nesta quarta-feira (19), um novo bispo para a Diocese de São José do Rio Preto (SP). Dom Antônio Emidio Vilar, natural de São Sebastião do Paraíso, será transferido da sede de São João da Boa Vista para Rio Preto, que estava sendo administrada provisoriamente pelo arcebispo de Ribeirão Preto, Dom Moacir Silva. A posse de Dom Vilar está programada para o dia 19 de março, na solenidade de São José.

 

Dom Vila vai assumir o lugar de Tomé Ferreira da Silva, que renunciou à Diocese em agosto de 2021 depois do vazamento de um vídeo íntimo.

 

De acordo com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Antônio Emídio Vilar nasceu no dia 14 de novembro de 1957, em Guardinha, distrito de São Sebastião do Paraíso, mas a família se firmou em Batatais (SP). É religioso salesiano desde 1976, foi ordenado presbítero em 1986 e é bispo desde 2008, inicialmente na Diocese de São Luiz de Cáceres (MT).

 

Em 28 de setembro de 2016, foi nomeado bispo da diocese de São João da Boa Vista, da qual está à frente até o momento. A posse como o quinto bispo da Igreja Particular foi no dia 20 de novembro do mesmo ano. Dom Vila atuou no Regional Oeste 2 da CNBB como referencial da Juventude, da Liturgia, do Centro de estudos de filosofia e de teologia (Sedac) e do Tribunal Eclesiástico.

 

De 2011 a 2019, foi membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB. Atualmente, no Regional Sul 1 da Conferência, é bispo referencial da Juventude do Regional Sul 1 da CNBB até 2022.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias