05/04 - Entre os dias 23 e 29 de março, os registros de casos prováveis de dengue aumentaram 69,71% nos municípios da região. De acordo com o Boletim Epidemiológico de Monitoramento dos casos de Dengue, Chikungunya e Zika, divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) na quinta-feira, 31, já foram registradas 723 notificações de dengue e duas de Chikungunya na região até o momento.
Piumhi, com 158 casos prováveis de dengue, é o município com mais notificações da doença na região. Passos, com 119 casos prováveis, aparece em segundo lugar e é seguido por Delfinópolis (108), São Sebastião do Paraíso (103) e Capitólio, que tem 102 notificações de dengue e duas de chikungunya.
Já Itaú de Minas, com 6 casos, e Monte Santo de Minas, com 3, mantiveram os números. Claraval, São Tomás de Aquino e Vargem Bonita tiveram os primeiros registros e Jacuí zerou o número de casos.
A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) divulgou também o Levantamento Rápido de Índice para Aedes aegypti (LIRA) de 2022. O município de Itaú de Minas está em estado de alerta, com índice de 2.4 de infestação. “Fumacês” estão sendo realizados em locais onde há pessoas com suspeitas de casos de dengue.
O supervisor da Vigilância Epidemiológica, Jonas Marques, falou com nossa reportagem e pede a colaboração da população para cada um fazer sua parte e eliminar os locais com água parada nos quintais.
Mín. 10° Máx. 25°