Terça, 24 de Maio de 2022
18°

Tempo aberto

Itaú de Minas - MG

Geral Fumacê

Combate à dengue: caminhonete com o fumacê estará em Itaú de Minas a partir de segunda-feira (09)

A aplicação por toda a cidade será a partir das 6h da manhã até às 9h; e das 16h às 21h.

06/05/2022 às 12h43 Atualizada em 09/05/2022 às 11h07
Por: Marcos Claudino Fonte: Redação Jornal BNN
Compartilhe:
Imagem ilustrativa
Imagem ilustrativa

06/05 - Com o grande número de notificações de casos suspeitos de dengue em Itaú de Minas, sendo que dos 114, 2 foram confirmados, um ouvinte enviou para o Departamento de Jornalismo da Rádio Boa Nova uma dúvida. Ele quer saber se a água parada nas piscinas, que está até verde, pode ser um dos focos do mosquito da dengue.

 

Nossa reportagem conversou com Jonas Marques, supervisor dos agentes de endemias em Itaú de Minas. Ele disse que, provavelmente, nesses casos, a piscina pode estar clorada, mas não foi feita a decantação e a limpeza. A água pode estar verde, e não ter larvas do mosquito. A orientação é para que, quem tem piscina, faça a cloração da água.

 

Quanto às piscinas do Clube de Lazer Municipal Odélio de Brito, Jonas disse que os agentes orientam bastante os servidores de lá para que, se as piscinas não estiverem sendo utilizadas, que, pelo menos, as mantenham cloradas.

 

O supervisor informou que, a partir desta segunda-feira (9), a cidade de Itaú de Minas vai realizar a aplicação do UBV pesado (fumacê). Trata-se de uma caminhonete da Superintendência Regional de Saúde de Passos, com uma bomba de fumaça, que passará por praticamente toda a cidade. Esse veículo percorre, em média, 160 quarteirões em um único dia. A aplicação será a partir das 6h da manhã até às 9h; e das 16h às 21h.

 

O cronograma será divulgado pela Prefeitura e, quando a caminhonete com o fumacê passar, a orientação para a população é abrir as portas e janelas, para atingir também os pernilongos que estejam dentro das residências.

 

Além disso, os agentes continuam fazendo o pente-fino e UBV costal nos locais com mais notificações de casos suspeitos de dengue.

 

Por fim, o supervisor dos agentes de endemias pede para que a população verifique nos seus quintais se há local ou recipiente com água parada, como calhas e caixa d’água destampada, além de não jogar lixo em terrenos

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias