09/05 - A Prefeitura de Itaú de Minas divulgou o boletim de arbovirores, que são doenças epidêmicas transmitidas pela fêmea adulta do mosquito Aedes aegypti, como dengue, chikungunya, zika.
Até o dia 6 deste mês de maio, já foram 167 notificações de casos suspeitos de dengue, em Itaú de Minas, neste ano. Desse total, 7 tiveram o resultado positivo confirmado.
Com o grande número de notificações, a partir desta terça-feira (10), a cidade de Itaú de Minas realiza a aplicação do UBV pesado (fumacê). Trata-se de uma caminhonete da Superintendência Regional de Saúde de Passos, com uma bomba de fumaça, que passará por praticamente toda a cidade. Esse veículo percorre, em média, 160 quarteirões em um único dia. A aplicação será a partir das 6h da manhã até às 9h; e das 16h às 21h.
Além disso, os agentes continuam fazendo o UBV costal nos bairros Olaria, Jardim dos Ipês e Distrito Industrial.
Conforme nos disse Jonas Marques, supervisor dos agentes de endemias, o cronograma de quando e onde a caminhonete com o fumacê vai passar está sendo divulgado pela Prefeitura. Nesta terça-feira, de manhã, o fumacê será nos bairros Jardim das Paineiras, Jardim Triângulo, Heleno de Andrade (Santa Teresinha), CECOI, Santo Antônio, Jardim Progresso e São Lucas. No fim da tarde, o fumacê será no Centro da cidade.
Quando a caminhonete com o fumacê passar, a orientação para a população é abrir as portas e janelas, para atingir também os pernilongos que estejam dentro das residências.
Tem início nesta semana também um mutirão de limpeza, com os agentes entrando nos quintais e retirando os objetos que possam acumular água. Esta ação é em parceria da Vigilância Epidemiológica, agentes dos PSFs e Setor de Serviços Urbanos.
Mín. 10° Máx. 25°