Quarta, 14 de Abril de 2021
35 98432-3313
Especiais Repercussão

Grupo de amigos promovem ação para despertar a população para a realidade da pandemia

No local foram colocadas 13 cruzes, com algumas mensagens escritas

03/04/2021 16h07
198
Por: jbbarbosa Fonte: Redação BNN
Cruzes óbitos coronavirus
Cruzes óbitos coronavirus

03/04 – Nesta sexta feira da paixão, um fato inusitado chamou a atenção dos itauenses que passavam pela esquina do semáforo, o coração financeiro da cidade, um dos pontos de maior movimentação de veículos e pedestres que por ali circulam para se chegar a vários pontos da cidade.

 

No local foram colocadas 13 cruzes, com algumas mensagens escritas. O fato foi logo despertando a curiosidade, foi ganhando repercussão nas redes sociais com fotos, filmagens e comentários.

 

Nossa redação localizou um dos participantes do grupo, Ronaldo Amorim, que aceitou conversar conosco para passar as informações sobre o que estava acontecendo, qual o objetivo da manifestação, tão comentada por todos.

 

 Ronaldo nos disse então que, o ato foi iniciativa de um grupo de amigos que prefere não se identificar, já que o objetivo é chamar a atenção para o problema e não dar destaque a quem agiu. Ele disse “No entanto, nada foi feito às escondidas e várias pessoas presenciaram a montagem da instalação”.

 

Para Amorim, os integrantes do grupo, bem como a maioria dos cidadãos itauenses, estão preocupados com o avanço da Covid no município, por isso, pensaram em algo que pudesse chamar a atenção das pessoas e ao mesmo também prestar uma homenagem póstuma ás vitimas da doença em Itaú de Minas, foram 13 óbitos divulgado no boletim da Secretaria Municipal de Saúde, portanto 13 cruzes. Segundo Ronaldo o grupo “Optou-se por uma linguagem visual de impacto ao se colocar uma cruz para cada morador de Itau vitimado pela Covid, além de cartazes com questionamentos.

 

Quando o grupo começou confeccionar as cruzes eram 11 óbitos, mas para segurança a ideia era fazer 15 para até o dia da exposição, e isso causou um silêncio e fez pensar : “Que triste isso”.   

 

O grupo está preocupado com a situação do país, que hoje tem 33% das mortes por coronavirus do mundo. No dia 31 de março foram registradas 11.769 mortes por covid em todos os países do mundo juntos. Nesse dia só no Brasil, morreram 3.869 pessoas por covid.  O que não está muito diferente em nossa cidade e região, com sinais de piora.

 

Os promotores da ação defendem a pratica das recomendações e protocolos para evitar contágio, mas entende que é preciso que todos façam a sua parte.

 

Estrategicamente o grupo aproveitou este tempo de Semana Santa, momento em que todos estão refletindo a paixão de Jesus. Ronaldo   nos escreveu assim “o tempo da Semana Santa, quando os cristãos celebram a Paixão, a Morte e a Ressureição de Jesus Cristo e pareceu ser uma boa oportunidade para levantar alguns questionamentos, levar as pessoas a pensar no valor da vida. A pensar na responsabilidade de cada nessa pandemia, em como os nossos atos ajudam a resolver o problema ou a aumentá-lo. O quanto de responsabilidade temos nas mortes dessas pessoas.”

 

 Com esta iniciativa o grupo espera despertar senso de responsabilidade frente as medidas de segurança. Que as pessoas aceitem as recomendações dos cientistas que estudam a o vírus e suas consequências. Também que saibamos aprender com os países que estão conseguindo melhorar os seus números.

 

Uma das mensagens que estão nas cruzes nos chama a atenção para a necessidade da vacinação, mas para o grupo nosso país está no final da fila se formos ver em porcentagem. Isso significa que uma quantidade imensa de brasileiros ainda está sem vacina e as mortes vão continuar. O isolamento social é necessário mas é preciso também procurar uma saída econômica para as pessoas que não estão podendo trabalhar, para os pequenos comerciantes que estão fechados.É preciso compreensão e solidariedade com todos. É preciso compaixão.

 

Ronaldo terminou escrevendo assim ara nossa redação: “O objetivo de chamar a atenção para o problema e provocar discussão sadia foi conseguido pelo grupo. Basta ver a ampla repercussão nas redes sociais. A imensa maioria foi de comentários sensatos e preferimos ignorar comentários que não agregam.

 

A intenção é manter as cruzes no local até o final do domingo. Como houve uma repercussão legal e apareceram várias sugestões, na segunda feira, devemos transferir a instalação para outro local, como meio de atingir outro público.

 

Só gostaríamos muito que não fosse preciso acrescentar mais nenhuma cruz.

 

Pedimos que as pessoas reflitam nas suas atitudes. Tomem os cuidados necessários. Anime-se e ajudem-se mutuamente. Vai passar, se agente se cuidar.

 

Sintam-se todos , abraçados. “

  

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Itaú de Minas - MG
Atualizado às 11h41 - Fonte: Climatempo
28°
Poucas nuvens

Mín. 19° Máx. 31°

29° Sensação
13.1 km/h Vento
54.1% Umidade do ar
90% (6mm) Chance de chuva
Amanhã (15/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 20° Máx. 30°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Sexta (16/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 31°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias