04/08 - Teve início na segunda-feira, dia 1º de agosto, a coleta de dados do Censo 2022 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Para falar sobre a importância desse trabalho do Censo, quais as perguntas básicas que o recenseador faz e como se certificar que aquela pessoa que bate à porta é mesmo um recenseador do IBGE, nós conversamos com Sérgio de Oliveira Sofiat, técnico de informações geográficas e estatísticas do IBGE de Passos,
Segundo ele, mais de 500 pessoas já foram contadas pelos recenseadores em Itaú de Minas nesses três primeiros dias. Os moradores respondem perguntas sobre habitação, escolaridade, evasão escolar, sobre trabalho, rendimento e carteira assinada. Há perguntas também sobre padrão de vida e saúde.
Essas informações são importantes, pois vão compor a base de dados estatísticos da cidade.
Sérgio pede que a população atenda bem os recenseadores e responder o questionário conforme a realidade.
Os 12 recenseadores de Itaú de Minas estão com colete azul, com um crachá no bolso. Eles carregam um aparelho celular com um case azul, escrito Governo Federal. Uma informação importante é que, no crachá do recenseador tem um QR Code; fazendo a leitura desse código com a câmera do celular, o cidadão pode conferir a foto do recenseador no site do IBGE.
Mín. 10° Máx. 25°