17/04 - A Prefeitura Municipal de Pratápolis, está desde o ano de 2020, buscando meios para realizar a implantação de um sistema de geração fotovoltaico. Os valores orçados até o presente momento estão na ordem de R$ 1.400.000,00 (um milhão e quatrocentos reais). Com o sistema implantado, a produção média mensal será de 52.300 KWh, sendo capaz de abastecer todos os prédios públicos do Município inclusive a autarquia Municipal SAAE.
A energia fotovoltaica, além de sustentável e ecologicamente correta, gera um retorno do valor investido num curto período de tempo que varia de 3 a 4 anos. Isso significa que, no máximo em 4 anos, o valor economizado com a redução dos custos da conta de energia elétrica é suficiente para pagar o investimento inicial, já considerando juros e correção monetária. E o período de vida útil do sistema é superior a 25 anos, o que garante, pelo menos, 21 anos de consumo de energia elétrica sem custo aos cofres públicos.
Assim, o investimento na implementação de um sistema de geração fotovoltaico se justifica pela sustentabilidade da geração, pelo curto período de retorno e, principalmente, pela economia de grande escala nas despesas com energia elétrica do Município de Pratápolis e do SAAE, de forma a beneficiar todos os seus habitantes, uma vez que esses recursos, provenientes de impostos e taxas, poderão ser investidos em outras áreas prioritárias do Município.
O Município também está realizando o estudo para iniciar a utilização da tecnologia de LED na iluminação pública do município, que irá garantir mais economia e durabilidade e, a média e longo prazo, vai garantir que os recursos do Município sejam economizados e investidos em outras áreas.
O LED tem a característica de emitir muito mais luz consumir menos energia do que outros tipos de lâmpadas. A economia de energia elétrica gerada chega até 60%. As lâmpadas, que não empregam, em sua composição e no processo de geração de luz, elementos nocivos ao meio ambiente, são a melhor opção em termos de eficiência e economia para iluminação publica. Além disso, a vida útil as lâmpadas de LED atinge até 50 mil horas, enquanto os modelos convencionais (sódio e mercúrio) duram menos.
Mín. 18° Máx. 25°