18/11 - Em razão do aumento dos casos positivos de Covid-19 registrados no Brasil, em Minas Gerais e em cidades da região, como Passos e São Sebastião do Paraíso, nossa reportagem entrou em contato com a secretária municipal de Saúde de Itaú de Minas, Emilaine Pereira, para saber como está a situação no município.
Perguntamos também como está sendo o procedimento quando alguém chega com sintomas gripais no Pronto-Socorro, em especial os testes, já que existe o teste feito na rede pública de saúde e o teste que é adquirido em farmácias.
Emilaine designou para nos responder a coordenadora do Pronto-Socorro municipal, Márcia Mattes. Segundo ela “percebe-se uma mudança no cenário referente á covid-19 no Brasil. Porém, realizada uma avaliação dos últimos meses no município, foi identificado que não houve aumento de casos da covid-19 até o momento. No mês de setembro foram registrados 66 casos suspeitos e 20 positivos; no mês de outubro 52 suspeitos e 11 positivos; e, até o momento, em novembro 14 suspeitos e 4 positivos; e ausência de óbitos no período”.
Márcia disse ainda que “todos os casos suspeitos da covid-19, que passam pela rede, são direcionados para a realização do teste e o intervalo entre o primeiro dia de sintoma deve ser respeitado, para não ter o risco de falso negativo. Referente ao afastamento, é de acordo como o protocolo vigente do Ministério da Saúde e leva em consideração pessoas vacinadas ou não.”
A coordenadora do Pronto-Socorro falou que “mesmo não sendo identificado, até o momento, no município, um aumento de casos, mantêm-se a orientação sobre os cuidados para evitar o contágio, como, lavagem com freqüência das mãos com água e sabão. Caso isso não seja possível, faz-se o uso de álcool em gel. A disponibilidade deste deverá ser mantida nos estabelecimentos. Uso de máscara em caso de sintomas gripais. Uso obrigatório de máscara nas unidades de saúde da Prefeitura Municipal. Referente aos demais estabelecimentos, fica a critério deste, entre outros já abordados.”
Por fim, Márcia Mattes disse que “além dos cuidados de prevenção, a vacina tem se mostrado uma das melhores eficácias no combate à covid-19. Está disponível a partir dos 3 anos de idade e a quarta dose para pessoas com 40 anos ou mais, profissionais da saúde e imunossuprimidos. Contamos com a colaboração de todos.”
Mín. 10° Máx. 25°