Quinta, 13 de Maio de 2021
35 98432-3313
Política Novo Decreto

Novo decreto coloca Itaú de Minas na Onda Amarela

A nova classificação resulta em menor grau de restrição: a distância linear (exigida entre pessoas em uma fila, em equipamentos de academia e cadeiras, por exemplo) passa a ser de 1,5 metro

02/05/2021 00h07
165
Por: jbbarbosa Fonte: Redação BNN
Novo Decreto
Novo Decreto

01/05 - Neste sábado, 01 de maio, Itaú de Minas passou para a “Onda Amarela” do Programa Minas Consciente. A classificação é menos restritiva porém não significa que a pandemia acabou, o novo decreto, de número 1624/2021, tem data de 29 de abril, começou valer as 00h00 do dia 30 de abril, e foi publicado neste sábado, dia 01 de maio de 2021, e tem validade até o dia 07 de maio.

 

A classificação de Itaú de Minas na “Onda Amarela” acompanha vários municípios da região que também avançaram para a onda no Programa “Minas Consciente” nesta última semana, tendo em vista a diminuição na incidência de casos em todo o Estado e a queda do número de internações nos hospitais de referência para covid-19, na região sul do estado.

 

Quem define a mudança de onda do município é o Comitê Extraordinário Covid-19 do Governo de Minas, que considera a taxa de evolução da Covid-19 para orientar o funcionamento seguro do comércio nos municípios: quanto menor o número de casos e leitos hospitalares ocupados, menor é a restrição ao comércio.

 

A nova classificação resulta em menor grau de restrição:  a distância linear (exigida entre pessoas em uma fila, em equipamentos de academia e cadeiras, por exemplo) passa a ser de 1,5 metro. Já a metragem de referência para ocupação dos estabelecimentos, seja em ambientes abertos ou fechados, passa a ser de uma pessoa a cada 4 metros quadrados. Destaca-se que esta métrica indica o número máximo de pessoas que pode utilizar o mesmo ambiente de forma simultânea, sendo que todas as pessoas devem ser consideradas para fins de cálculo: clientes, funcionários, etc. Em eventos, a capacidade máxima será de 100 participantes, entretanto este número está sujeito às regras de metragem tendo em vista que somente um ambiente com mais de 400m² poderá comportar esse volume de pessoas.

 

O auto atendimento (self-service) permanece proibido, tanto em restaurantes e similares quanto em padarias.

 

O artigo 3º do decreto 1624, deixa muito claro que todas as atividades podem funcionar desde que obedeçam as diretrizes do protocolo único elaborado pelo Plano “Minas Consciente”. Limpeza e higienização;   Proteção e uso de máscaras; Distanciamentos e isolamento.

 

A onda amarela representa uma situação de alerta, para que a população e empresas, procurem observar todas as regras que se aplicarem a cada situação ou realidade, independente da atividade econômica. Todas as atividade devem observar as medidas de proteção que são comuns e algumas ainda tem medidas próprias para sua atividade, que são descritas no decreto.

 

Vale lembrar que o uso de máscaras faciais, continuam obrigatório, e a desobediência pode incorrer em multa ao infrator.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Itaú de Minas - MG
Atualizado às 02h35 - Fonte: Climatempo
20°
Poucas nuvens

Mín. 18° Máx. 30°

20° Sensação
9.7 km/h Vento
64.6% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (14/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 29°

Sol com muitas nuvens
Sábado (15/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 30°

Sol com algumas nuvens
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias