22/02 - A Secretaria de Planejamento, Desenvolvimento Econômico e Turismo da Prefeitura de Itaú de Minas tem adotado medidas para receber o ICMS Turismo. Segundo a Administração, o Plano Municipal de Turismo (PMT) deve ser concluído até março deste ano.
De acordo com o secretário, Mackson Antonio da Silva, em agosto de 2022 foram criados o Conselho Municipal de Turismo (Comtur) e o Fundo Municipal de Turismo (Fumtur), que têm como por objetivo motivar os mecanismos para promover e estimular o desenvolvimento do setor no município. Em setembro do ano passado, foi sancionada a lei 1.200 que instituiu a Política Municipal de Turismo.
Itaú de Minas participa da Instância de Governança Regional (IGR) Circuito Nascentes das Gerais e Canastra, certificada pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), nos termos do Programa de Regionalização do Turismo no Estado de Minas Gerais. Para concluir todas as exigências da Secretaria, foi contratada uma empresa de consultoria, com sede em Brasília, para a elaboração do PMT.
Mackson disse que o processo está sendo finalizado, o que vai dar condições para a Prefeitura investir no setor e passar a receber recursos do Estado, de acordo com a pontuação anual e incentivos financeiros, como já acontece com o Patrimônio Cultural e o Esporte.
De acordo com o secretário, Itaú de Minas tem potencial nas áreas do turismo ambiental, de negócios, folclórico e religioso. Ele destaca três cachoeiras localizadas a cinco quilômetros da cidade, na região rural do Fundão e florestas de eucaliptos. A cidade tem ainda a bela igreja, que leva o nome de Santa Teresinha do Menino Jesus, além das festas anuais, como as congadas, em dezembro, e de Santos Reis, em fevereiro, que completaram 73 e 35 anos de edições, respectivamente.
Mín. 19° Máx. 30°