15/05 - Uma semana após autorizar a flexibilização para onda amarela, a Prefeitura de Passos decidiu por regredir novamente para a vermelha após decisão do Governo de Minas. As medidas da onda vermelha passam a valer na cidade neste sábado (15) com novo decreto publicado pela administração municipal.
A decisão por voltar à onda vermelha ocorreu depois de o Governo de Minas divulgar que a microrregião de Passos havia regredido para a fase. O comunicado foi feito pelo Executivo Estadual na quinta-feira (13) e a prefeitura, no mesmo dia, publicou o decreto de regressão.
O que funciona na onda vermelha
A onda vermelha permite a operação de todos os comércios e serviços, como bares, academias e salões de beleza, desde que eles cumpram algumas regras, como distanciamento e limite de público.
Mesmo com a liberação de todas as atividades, a onda vermelha é a segunda mais restritiva do plano. Ela permite, por exemplo, a realização de eventos com até 30 pessoas, enquanto na onda amarela o limite é de 100 pessoas e, na onda verde, de 250 pessoas.
Na onda vermelha, hotéis e atrativos culturais e naturais podem funcionar com 50% da capacidade ocupada. Na onda amarela, a ocupação pode ser 75% e, na verde, de 100%.
O limite de público também é menor na onda vermelha. Em espaços fechados e com atendimento ao público, é permitido uma pessoa a cada 10 metros quadrados. A distância linear entre as pessoas em filas e mesas, por exemplo, deve ser de 3 metros. Nas ondas amarela e verde, a capacidade é de uma pessoa a cada 4 metros quadrados, e a distância linear, de 1,5 metro.
Mín. 19° Máx. 23°