08/11 - A tradicional Festa das Congadas em Itaú de Minas, que neste ano chega a sua edição de número 74, será realizada uma semana mais cedo, antes do Natal. Até então, a festa acontecia entre os dias 25 de dezembro e 1º de janeiro. Entre os motivos estão a não coincidência de datas com outras festas e a falta de voluntários, que sobrecarrega os organizadores.
Conforme nos disse José dos Reis Naves, presidente do Conselho dos Vicentinos em Itaú de Minas, a Festa das Congadas 2023, em Itaú de Minas, será de 16 a 23 de dezembro, na Praça Dionísio da Fonseca, a “Praça do Congo”. O levantamento das bandeiras dos santos padroeiros da festa será dia 13 de dezembro.
A festa é organizada pelos vicentinos e a renda é em prol da manutenção do Lar São Vicente de Paulo. Com a antecipação, o evento não vai coincidir com a festa da cidade de Pratápolis, que recebe muitas pessoas. Espera-se também um número maior de “barracas” de produtos diversos, o que atrai também público para a festa. Outro motivo da antecipação é proporcionar aos voluntários que ajudam no evento a passar a última semana do ano com seus familiares, geralmente uma época com muitos compromissos pessoais.
José dos Reis disse ainda que essa proposta foi levada em reunião com os ternos de congo e moçambique e a grande maioria concordou; apenas um terno foi contra. Em Itaú de Minas tem o Terno de Moçambique São Benedito e três ternos de congo: Terno de Congo Santa Efigênia (Os Marinheiros), Terno de Congo Nossa Senhora do Rosário (Congão) e o Terno de Congo São Vicente (que está retornando às suas atividades neste ano).
A Prefeitura de Itaú de Minas dá apoio para esta festa, com a limpeza e manutenção da “Praça do Congo” e montagem de tendas, por exemplo; além de uma verba de R$ 28 mil, sendo R$ 7 mil para cada terno.
Ainda conforme disse José dos Reis, ternos de congo da região serão convidados a comparecerem. Haverá ainda serviço de bar todas as noites, com shows musicais.
Mín. 10° Máx. 25°