15/12/2023 - A edição de número 74 da tradicional Festa das Congadas em Itaú de Minas começa nesta semana. O levantamento das bandeias dos santos padroeiros da festa aconteceu na quarta-feira (13).
Neste ano a Festa das Congadas será realizada uma semana mais cedo, antes do Natal. Até então, a festa acontecia entre os dias 25 de dezembro e 1º de janeiro. Entre os motivos estão a não coincidência de datas com outras festas e a falta de voluntários, que sobrecarrega os organizadores.
A Festa das Congadas 2023, em Itaú de Minas, começa neste sábado, dia 16 e vai até dia 23 de dezembro, na Praça Dionísio da Fonseca, a “Praça do Congo”. Haverá serviço de bar todas as noites, com shows musicais. Na quinta-feira, dia 21, o padre César Acorinte celebrará uma Missa no Barracão da Congada, às 19h.
Em Itaú de Minas tem o Terno de Moçambique São Benedito e três ternos de congo: Terno de Congo Santa Efigênia (Os Marinheiros), Terno de Congo Nossa Senhora do Rosário (Congão) e o Terno de Congo São Vicente (que está retornando às suas atividades neste ano).
A festa é organizada pelos vicentinos e a renda é em prol da manutenção do Lar São Vicente de Paulo. Com a antecipação, o evento não vai coincidir com a festa da cidade de Pratápolis, que recebe muitas pessoas. Espera-se também um número maior de “barracas” de produtos diversos, o que atrai também público para a festa. Outro motivo da antecipação é proporcionar aos voluntários que ajudam no evento a passar a última semana do ano com seus familiares, geralmente uma época com muitos compromissos pessoais.
A Prefeitura de Itaú de Minas dá apoio para esta festa, com a limpeza e manutenção da “Praça do Congo” e montagem de tendas, por exemplo; além de uma verba de R$ 28 mil, sendo R$ 7 mil para cada terno.
Para a Festa das Congadas em Itaú de Minas, neste ano, foram convidados alguns ternos de cidades vizinhas. De Passos, deve se apresentar no dia 17 o Terno do Pascoal; dia 20 o Terno do Tijolinho; dia 21 o Terno do Gerônimo; dia 22 o Terno Santo Antônio Catigeró; e, no dia 23, o Terno Nossa Senhora do Rosário, de Fortaleza de Minas.
Mín. 10° Máx. 25°