31/05/2024 - O caminhão Expresso da Vida, que é uma parceria da Santa Casa de Passos com o Instituto Avon, estará na próxima semana, de 3 a 7 de junho, em Itaú de Minas, no PSF 2, na Av. Liberdade, 575.
Conforme nos disse Izabel Agostinha Duarte, coordenadora do programa Buscando Vidas em Itaú de Minas, este é um programa da Santa Casa de Passos, em parceira com os municípios, para realização dos exames de prevenção do câncer de mama, com prioridade para as mulheres da zona rural.
Ela disse que a mamografia é um exame radiológico que identifica precocemente o câncer de mama. Existem três tipos de mamografia, a de rastreamento, a diagnóstica e a de magnificação.
No exame de rastreamento, a mulher, de 40 a 49 anos, faz a mamografia anualmente e, de 50 a 69 anos, bianualmente, ou seja, a cada dois anos.
Nesta próxima semana serão realizados 200 exames. Como em Itaú, na faixa etária do programa, há 19 mulheres da zona rural, outras 181 da zona urbana serão atendidas. São mulheres de 40 a 49 anos e aquelas que já realizaram o exame no caminhão no ano passado. Elas serão avisadas sobre o dia do exame pelas agentes de saúde de cada PSF.
Izabel disse que as mulheres que completaram 50 anos, continuam no rastreamento anual, mas isso será feito na Santa Casa de Passos, surgindo assim vagas para outras mulheres.
Além disso, o município oferece exame de mamografia durante todo o ano. Através da pactuação com o Estado, são 369 exames por ano; e a Prefeitura contrata 125 exames por mês na Santa Casa de Passos, além dos exames de ultrasson, quando é necessário como complemento.
Izabel pede para as mulheres que forem chamadas para fazer a mamografia, seja no caminhão Expresso da Vida, ou na Santa Casa, que não faltem.
Em caso de dúvidas, as mulheres podem procurar seu PSF, ou a própria Izabel, no andar superior do Ambulatório Municipal, para esclarecimentos.
Mín. 17° Máx. 27°