Segunda, 02 de Agosto de 2021
35 98432-3313
Política Furnas

Congresso Nacional discute impacto do Lago de Furnas em cidades mineiras e paulistas

O principal tema discutido foi a escolha da divisão da água do Lago de Furnas

07/07/2021 11h22
103
Por: Marcos Claudino Fonte: Jornal Folha Regional
Baixo nível do Lago de Furnas
Baixo nível do Lago de Furnas

07/07 - Na manhã de ontem, terça-feira (6/7), aconteceu na Câmara dos Deputados, em Brasília, uma audiência pública para discutir a crise hídrica do Lago de Furnas e o impacto na geração de energia elétrica em diversas cidades de Minas Gerais e São Paulo, as quais dependem da água armazenada no lago.

 

Participaram da reunião representantes do Ministério de Minas e Energia da ANA (Agência Nacional de Águas, do NOS (Operador Nacional do Sistema, além de autoridades dos estados de Minas e São Paulo.

 

O principal tema discutido no debate foi a escolha da divisão da água do Lago de Furnas entre tantos setores: geração de energia em sete usinas, agricultura, turismo, piscicultura e transporte. Nos últimos tempos, a chuva na região diminuiu drasticamente, o que interfere na opção de atender todos esses setores.

 

Nos últimos sete anos, as chuvas no país foram abaixo da média. Furnas representa 12% da água armazenada no país e atende sete usinas no Rio Grande.

 

O presidente da Associação dos Municípios do Lago de Furnas e prefeito de Cristais (MG), Djalma Francisco de Carvalho, defendeu o chamado ‘uso múltiplo das águas’ e criticou a gestão até o momento. Segundo ele, a situação crítica em Furnas é o resultado da prioridade dada à geração de energia.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Itaú de Minas - MG
Atualizado às 06h41 - Fonte: Climatempo
14°
Poucas nuvens

Mín. 14° Máx. 27°

14° Sensação
11.4 km/h Vento
79.5% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (03/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 16° Máx. 28°

Sol com algumas nuvens
Quarta (04/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 14° Máx. 27°

Sol com algumas nuvens
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias