19/06/2024 - As operadoras de telefonia poderão solicitar à Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) o licenciamento e ativação de estações de 5G na faixa de 3,5 GHZ em mais sete cidades do Sul de Minas.
Uma lista com 168 municípios em todo o país em que as operadoras poderão solicitar a ativação do serviço foi divulgada nesta segunda-feira (17) pelo Ministério das Comunicações.
Até o momento, o Sul de Minas tem apenas 11 cidades que contam com o sinal em operação. Outras duas cidades estão em processo e aguardam autorização para que o sinal seja ativado.
Até maio deste ano, dos 5.570 municípios brasileiros, 763 possuíam antenas compatíveis, segundo a Anatel. No Sul de Minas, são 43 antenas compatíveis em 13 cidades.
Para operar o 5G em uma cidade, as empresas precisam de licenciamentos municipal e federal. O licenciamento federal, que é feito após o municipal, é visto como um entrave pela Conexis, entidade que representa as principais operadoras. Mas, ainda assim, a responsável pelas operadoras diz estar adiantada nas metas para disponibilização.
As cidades onde as operadoras poderão pedir autorização são: Alfenas, Boa Esperança, Jacutinga, Machado, Monte Sião, Nepomuceno e São Sebastião da Bela Vista.
As cidades do Sul de Minas que já possuem o sinal disponível são:
Camanducaia - 2 antenas em operação
Extrema - 2 antenas em operação
Ibiraci - 1 antena em operação
Itajubá - 2 antenas em operação
Monte Sião - 1 antena em operação
Passos - 6 antenas em operação
Poços de Caldas - 4 antenas em operação
Pouso Alegre - 8 antenas em operação
Santa Rita do Sapucaí - 2 antenas em operação
São Lourenço - 4 antenas em operação
Varginha - 9 antenas em operação
As cidades aguardando liberação do sinal são Jacutinga e São Sebastião da Bela Vista.
Mín. 13° Máx. 25°