04/07/2024 - No início de junho, o Ministério do Turismo certificou os municípios que integram o Mapa do Turismo 2024, após análise de documentação enviada pelas prefeituras. Itaú de Minas aparece classificado na categoria D.
Na região, não constam no mapa deste ano as cidades de Passos, Capetinga, Fortaleza de Minas e Doresópolis.
Segundo informações do Ministério do Turismo, para que o município participe do sistema do mapa precisa dispor de uma secretaria/departamento para o turismo, Lei Orçamentária, prestadores de serviços turísticos de atividade obrigatória regular no Cadastur, Conselho Municipal de Turismo ativo, assinar um termo de compromisso e preencher a aba referente a atividade turística dos municípios. Por fim, devem comprovar a existência de uma instância de governança regional no turismo, como um conselho, fórum, comitê ou associação, responsável pela gestão.
De acordo com o Ministério do Turismo, os municípios do país são classificados de A a E no Mapa do Turismo. Esta categorização leva em conta o desempenho da economia na área turística, a partir de cinco variáveis: quantidade de estabelecimentos e empregos no setor de hospedagem, quantidade de visitantes domésticos e internacionais e arrecadação de impostos federais a partir dos meios de hospedagem.
Em Minas, três municípios aparecem na categoria A (Belo Horizonte, Uberlândia e Poços de Caldas). Na região, os municípios de Capitólio, Delfinópolis, São Sebastião do Paraíso e Piumhi aparecem na categoria C. A maioria das outras cidades está na categoria D. Já Itamogi, São Tomás de Aquino e Claraval que aparecem na categoria E.
Itaú de Minas está na região turística Nascentes das Gerais e Canastra. O município aparece na categoria D no Mapa do Turismo 2024, com 4.964 visitantes e 4 estabelecimentos de hospedagem.
O Mapa do Turismo reúne municípios com real vocação turística ou impactados pelo setor de viagem. O objetivo é nortear a definição de políticas públicas, incluindo a destinação de recursos do Ministério do Turismo para obras de infraestrutura e oferta de cursos de qualificação profissional, por exemplo.
Mín. 16° Máx. 22°