09/07/2024 - A Policia Militar de Meio Ambiente apreendeu, no domingo (7), 23 galos numa casa no Bairro Novo Horizonte, em Passos. Todas as aves, utilizadas para “briga de galos” estavam com esporas mutiladas e duas delas com os olhos furados.
No local, os policiais prenderam um homem, que foi multado em 210 Ufemg (Unidades Fiscais do Estado de Minas Gerais), o equivalente a R$ 1.108,73.
Segundo a PM, a apreensão ocorreu após denúncia sobre a ocorrência de rinha de galos num imóvel na Rua do Meio. No local, o suspeito relatou que possuía alguns galos que eram treinados para rinha e que eram vendidos por cerca de R$ 500 cada.
Durante a verificação, os policiais encontraram 23 galos da raça "índio",
em baias que estavam no quintal do imóvel. Todos eles apresentavam mutilação nas esporas e alguns tinham ferimentos pelo corpo. Dois galos estavam com um dos olhos perfurados.
Além das aves, os policiais também apreenderam material usado no treinamento para briga em rinha de galo, como um "rebolo", tipo de ringue, oito "embolas", tipo de proteção para esporas, dez biqueiras em borracha e E.V.A e um par de esporas de fibra.
Ainda de acordo com a PM, os galos foram avaliados por um médico veterinário, que constatou os ferimentos, e eles foram encaminhados para o Centro Veterinário de Acolhimento e Guarda de Animais do Centro Universitário de Formiga (Unifor).
Mín. 17° Máx. 28°