18/07/2024 - Pacientes com tipo sanguíneo O negativo, internados na Santa Casa de Misericórdia de Passos, ou à espera de cirurgia eletiva, terão que esperar para serem atendidos por conta do baixo estoque no Hemonúcleo do município, que está 40% abaixo do ideal.
O motivo para a redução do estoque é o ‘sumiço’ dos doadores regulares, que apontam o clima frio e viagens como justificativas para a ausência. O tipo O negativo é considerado universal, podendo ser utilizado em qualquer pessoa.
A diretora administrativa do Hemominas em Passos, Tânia Piantino, disse que as unidades em todo o estado funcionam em rede, e os estoques de sangue dos tipos negativos registram, no momento, uma queda média de 28%, sendo que o tipo O negativo está 10% mais baixo.
Em Passos, a quantidade de bolsas atinge níveis críticos na unidade regional, com risco de faltar a algum paciente. Por essa razão, é sugerido aos hospitais suspender momentaneamente as cirurgias eletivas do grupo sanguíneo mais afetado.
O responsável técnico pela Agência Transfusional da Santa Casa de Passos, Audir Ribeiro de Abreu Filho, confirmou o problema, que dura cerca de duas semanas. Estima-se que mais de 15 cirurgias que estavam agendadas foram suspensas temporariamente pela falta de sangue O negativo, dentre elas cardíacas, oncológicas e ortopédicas. As cirurgias adiadas só serão realizadas quando os estoques normalizarem.
A Santa Casa lançou uma campanha para incentivar as pessoas com sangue O negativo a fazerem doação. Para doar, é só acessar o site hemominas.mg.gov.br e agendar sua doação. Depois, compareça ao local no dia e horário agendados, munido de documento de identidade com foto. Doe sangue e salve vidas!
Mín. 17° Máx. 28°