18/07/2024 - O Quadro do Servo de Deus Dom Inácio João Dal Monte está fazendo uma peregrinação pelas paróquias da Diocese de Guaxupé. A iniciativa surgiu de uma inspiração do bispo Dom José Lanza Neto, em razão do Ano Sacerdotal.
A comunidade da Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus, em Itaú de Minas, recebeu o Quadro de Dom Inácio no domingo, dia 7 de julho. Durante, praticamente, duas semanas, diversos momentos são realizados, numa programação especial.
Houve o Terço Vocacional, com a participação do Terço dos Homens e do Cenáculo de Nossa Senhora de Fátima na Igreja Matriz; Visita do Quadro no Lar São Vicente de Paulo; ao Pronto Socorro; Celebração da Palavra na Igreja Matriz com a entronização do Quadro por profissionais da saúde; Formação na Igreja Matriz com o tema: O Sacramento da Ordem e a vida do Servo de Deus Dom Inácio, com a participação das pastorais e movimentos; Visita do Quadro na APAE de Itaú de Minas; no Hospital Itaú; e na Casa das Irmās. O Quadro esteve presente no Terço dos Homens na Igreja Matriz e num momento da RCC, com os servos de todos os grupos de oração da Paróquia.
Nesta quarta-feira (17), foi a vez da Rádio Boa Nova do Coração de Jesus receber a visita do Quadro do Servo de Deus Dom Inácio. De manhã, o seminarista Cássio Machado, acompanhado do sacristão Sivaldo, participaram da programação da emissora.
Cássio conduziu uma bênção especial a esse meio de comunicação e deixou na Rádio um cartão, com a oração ao Servo de Deus Dom Inácio, onde há uma relíquia de terceiro grau.
Durante todo o dia, houve momentos de oração e reflexão sobre a vida de Dom Inácio, em especial às 12h, 15h e 18h. Depois, o Quadro foi levado para a Igreja Matriz, onde foi celebrada a Santa Missa pelo Padre José Neres Lara.
Nesta quinta-feira (18) tem Vigília Eucarística Vocacional na Igreja Matriz, às 19h, com a participação da comunidade, MECES, ECC e Grupo de Jovens JEEC.
Na sexta-feira (19), o Quadro seguirá para a Paróquia Nossa Senhora do Rosário, em Fortaleza de Minas.
Dom Inácio nasceu em 1897, na Fazenda Monte Alegre, em Ribeirão Preto. Ele foi bispo da Diocese de Guaxupé por 10 anos e 8 meses (de 1952 a 1963). Faleceu em 29 de maio de 1963.
Em 2017 a Diocese entrou com a solicitação em Roma para abertura do processo de beatificação de Dom Inácio. No ano seguinte, 2018, foi dada abertura ao processo em fase diocesana, que já terminou e os documentos foram enviados para Roma, onde lá, agora, está em fase de análise no Vaticano, no Dicastério para a Causa dos Santos.
Em suas redes coais, a Rádio Boa Nova divulgou a seguinte mensagem:
“A Rádio Boa Nova teve a honra de receber, nesta quarta-feira 17/07, a visita do quadro com a foto de Dom Inácio Dal Monte, dentro do Ano Sacerdotal Diocesano. Foi um dia de muitas graças derramadas sobre todos nós, funcionários, voluntários, associados do Clube do Amigo, e ouvintes. Durante todo o dia vivemos momentos de oração e reflexão sobre a vida deste servo de Deus que nos testemunha a presença de Jesus em sua vida. Agradecemos a Paróquia Santa Teresinha por este presente, na pessoa do padre José Neres, e do seminarista Cássio. E a Deus nossa gratidão por tanta misericórdia derramada sobre nós.”
Mín. 8° Máx. 22°