22/07/2024 - A Santa Casa de Misericórdia de Passos promove, pelo quarto ano consecutivo, a campanha do ‘Julho Verde’, mês dedicado à conscientização e à prevenção do câncer de cabeça e pescoço. Palestras, reuniões e novos procedimentos contra a doença são feitos na instituição para melhorar o atendimento aos pacientes com a doença.
Segundo o cirurgião de cabeça, pescoço e crânio maxilo facial da Santa Casa, Raphael Versiani, a doença está presente nas áreas anatômicas da cabeça e pescoço, sendo mais comum os tumores na boca, laringe, garganta ou orofaringe, além de cânceres na pele, tireoide, cavidade nasal e glândulas salivares.
Segundo o médico, o diagnóstico precoce é capaz de curar até 90% dos casos. O especialista alerta que esse diagnóstico está associado aos sintomas clínicos do paciente, que vão desde feridas que demoram para cicatrizar na boca e na face, até rouquidão persistente, dores de garganta, manchas na pele, sangramento ou secreção persistente pelo nariz, dores de ouvido, caroços no pescoço, entre outros sintomas correlacionados. O tratamento principal para esse tipo de doença é o cirúrgico.
O Julho Verde também tem o objetivo de promover hábitos saudáveis para reduzir a incidência desse tipo de câncer, especialmente entre os homens, que são os mais afetados e, primordialmente, alertar sobre os fatores de risco, que incluem o tabagismo, consumo excessivo de álcool, infecção por HPV e exposição ocupacional a substâncias cancerígenas.
Mín. 17° Máx. 29°