22/07/2024 - O Santuário de Santa Rita de Cássia, em Cássia (MG), o maior Santuário do mundo dedicado à Santa dos Impossíveis, se prepara para receber, no próximo dia 4 de agosto, a urna contendo as relíquias de Santa Teresinha do Menino Jesus.
As chamadas “Relíquias de Santa Teresinha” são partes do corpo da Santa francesa falecida em 1897 e venerada com grande amor pelo povo católico. Em uma grande urna de madeira, a qual inclusive foi presente da nação brasileira ao santuário de Lisieux, estão o fêmur e ossos do pé de Santa Teresinha. Esta urna está em uma peregrinação por todo o Brasil, graças a um pedido da Ordem dos Frades Carmelitas Descalços do Brasil, marcando 150 anos do nascimento de Santa Teresinha, comemorado em 2023, e 100 anos de sua canonização, memória que acontecerá em 2025.
As relíquias, que chegaram ao Brasil em 13/01/2024, visitarão o Santuário de Santa Rita no dia 4 de agosto. Nessa ocasião, a Santa Missa será presidida às 15h, sendo que, após a veneração dos fiéis, as relíquias deverão chegar ao Carmelo de Passos, às 18h, permanecendo na cidade até o dia 6 de agosto.
No Sul de Minas Gerais, as relíquias de Santa Teresinha estarão em algumas cidades em seus respectivos Carmelos. De 29 a 31 de julho em Três Pontas; de 1 a 3 de agosto em Pouso Alegre; e de 4 a 6 de agosto em Passos.
Na noite do dia 6 e madrugada do dia 7 de agosto, as relíquias de Santa Teresinha do Menino Jesus estarão na Igreja Matriz em Itaú de Minas, que leva seu nome.
Depois, de 7 a 9 de agosto, a urna com as relíquias estará em Uberaba; de 10 a 12 de agosto em Franca (SP); e de 13 a 15 de agosto em São João da Boa Vista.
A peregrinação terminará de 1 a 19 de outubro, em São Paulo (SP).
Segundo o padre Dione Piza, vice-reitor do Santuário de Santa Rita, em Cássia, “as relíquias não são apenas um pedaço do corpo de alguém que chamamos de Santo, mas uma parte; ou seja, quando o fiel está junto às relíquias, ele está, presencial e fisicamente, junto do Santo que venera”.
Mín. 17° Máx. 28°