16/08/2024 - Foram divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) e o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) os dados do Ideb 2023 (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), considerado o principal indicador de educação do Brasil.
Mais uma vez, a Escola Municipal Carmélia Dramis Malaguti, de Itaú de Minas, foi destaque. Com nota 7,7 ela aparece entre as escolas com melhor desempenho na região Sul de Minas, ocupando o sétimo lugar, mesma pontuação do Colégio Tiradentes, de Passos.
O Ideb é o índice que mede a qualidade da educação no Brasil. O Indicador foi criado em 2007 com metas para cada estado brasileiro e o Distrito Federal, assim como também para cada unidade escolar.
No levantamento anterior, referente ao ano de 2021, a Escola Carmélia Dramis obteve nota 6,9 no Ideb. Agora, na mais recente avaliação, referente a 2023, a nota foi 7,7.
No Sul de Minas, a melhor nota do Ideb dos anos iniciais do ensino fundamental foi no Colégio Tiradentes, em Lavras: 8,3. Nos anos finais, a melhor nota do Ideb foi na Escola Estadual José Franco, em Caldas: 7. Já no ensino médio, o Instituto Federal do Sul de Minas campus avançado Carmo de Minas recebeu a melhor nota: 6,3.
Não é a primeira vez que a Escola Carmélia Dramis é destaque no Ideb. Em 2012 a escola obteve a melhor nota entre todas as escolas do Brasil, com 8,6.
Por: Marcos Claudino
Mín. 19° Máx. 34°