22/08/2024 - O deputado Domingos Sávio (PL-MG) alertou no último sábado (17) que o nível de vazão da água do Lago de Furnas voltou a cair, comprometendo atividades pesqueiras, turísticas e o ecossistema local. A Emenda à Constituição 106, de 2020, estabelece o nível mínimo de 762 metros acima do nível do mar para o Lago de Furnas.
Até a última sexta-feira (16), o nível de água do lago estava em 762,10 e com volume útil de 56,47%. Apesar de ainda estar dentro da estimativa, segundo o deputado, houve uma queda significativa no nível da água desde abril e uma das causas seria a falta de controle da vazão por parte das autoridades.
A vazão do lago é uma briga antiga entre o Estado de Minas Gerais e os órgãos federais que atuam na gestão e na fiscalização da produção energética da usina. De acordo com Domingos Sávio, tanto o presidente Luis Inácio Lula da Silva quanto o ministro de Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, se comprometeram a manter a vazão em 762, mas não estão cumprindo.
O deputado disse ainda que é necessário controlar a vazão, porque se não, quando chegar na seca, vamos ter aquela tragédia de novo. Ele complementa dizendo que, se continuarmos nesse ritmo, em novembro o lago estará seco.
Mín. 17° Máx. 35°