27/08/2024 - Nesta última segunda-feira (26), os reitores do maior Santuário dedicado à Santa Rita de Cássia, padres Michel Pires e Dione Piza, foram recebidos em Belo Horizonte, no Palácio da Liberdade, pelo secretário de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult), Leônidas Oliveira, pela secretária de Estado Adjunta de Cultura e Turismo, Josiane Miriam de Souza, e pela subsecretaria de Estado de Turismo, Patrícia Moreira; além da equipe do Sebrae Minas.
A pauta principal foi o turismo religioso em Minas Gerais e como o Santuário, em Cássia, pode ter um maior apoio do Governo de Minas, por meio da Secult.
Os padres enfatizaram que ao longo desses mais de dois anos, desde a inauguração do Santuário, quase tudo que foi conquistado é fruto de um trabalho árduo deles, da equipe e da Diocese de Guaxupé, da qual o Santuário faz parte.
Por parte do secretário foi destacada a importância do segmento para o Estado e as possibilidades de investimentos no setor. A expectativa é de que no próximo ano, sejam realizados eventos com foco na cultura e no turismo religioso, destacando as histórias, os santos, as igrejas, os santuários de Minas Gerais e, é claro, Santa Rita de Cássia, a Santa das causas impossíveis e o Santuário em Cássia, Sul de Minas Gerais.
Estradas
Já os fiéis e turistas reclamam, e com razão, das péssimas condições das estradas na região de Cássia, como a MG-444, de Cássia a Capetinga, até a divisa com o estado de São Paulo, e a MG-344, de Cássia até Itaú de Minas, no trevo com a MG-050.
Mobilizações de autoridades regionais resultaram, até agora, em projetos e planejamentos para a recuperação, satisfatória, dessas rodovias que são caminhos para se chegar até ao Santuário de Cássia.
Mín. 17° Máx. 35°