29/08/2024 - Passos e mais quatro cidades do Sul de Minas registraram casos suspeitos de sarampo neste ano, segundo a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG).
Conforme o Ministério da Saúde, o sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, que pode levar à morte. A maneira mais efetiva de evitar o sarampo é por meio da vacinação.
Em Passos foi registrado um caso suspeito, em Lambari dois e em Andradas, Caxambu e Ingaí um caso em cada.
Em Minas Gerais, neste ano, são 96 casos suspeitos de sarampo e um caso confirmado. Nos três últimos anos não houve registros.
Os principais sinais e sintomas do sarampo são:
Exantema (manchas vermelhas) no corpo e febre alta (acima de 38,5°) acompanhada de um ou mais dos seguintes sintomas:
Tosse seca;
Irritação nos olhos (conjuntivite);
Nariz escorrendo ou entupido;
Mal-estar intenso;
Em torno de 3 a 5 dias é comum aparecer manchas vermelhas no rosto e atrás das orelhas que, em seguida, se espalham pelo restante do corpo.
Após o aparecimento das manchas, a persistência da febre é um sinal de alerta e pode indicar gravidade, principalmente em crianças menores de 5 anos.
Conforme o Ministério da Saúde, a transmissão do vírus do sarampo ocorre de pessoa a pessoa, por via aérea, ao tossir, espirrar, falar ou respirar. O sarampo é tão contagioso que uma pessoa infectada pode transmitir para 90% das pessoas próximas que não estejam imunes.
O sarampo é uma doença prevenível por vacinação. Os critérios de indicação da vacina são revisados periodicamente pelo Ministério da Saúde e levam em conta: características clínicas da doença, idade, ter adoecido por sarampo durante a vida, ocorrência de surtos, além de outros aspectos epidemiológicos.
Mín. 17° Máx. 35°