Segunda, 02 de Agosto de 2021
35 98432-3313
Política Onda Amarela

Novo Decreto coloca Itaú de Minas na ‘onda amarela’ do Minas Consciente

Decreto vale do dia 17 ao dia 23/07/2021

16/07/2021 15h57 Atualizada há 2 semanas
114
Por: Marcos Claudino Fonte: Prefeitura de Itaú de Minas
Onda Amarela em Itaú de Minas
Onda Amarela em Itaú de Minas

16/07 - Um novo Decreto foi assinado pelo prefeito de Itaú de Minas, Norival Lima, nesta sexta-feira (16), inserindo o município na ‘onda amarela’ do Plano Minas Consciente, cujas imposições, regras e orientações podem ser verificadas no site www.mg.gov.br/minasconsciente. No dia anterior, o Comitê Extraordinário Covid-19, que se reúne semanalmente para discutir a situação da doença, já havia aprovado a evolução da macrorregião de Saúde Sul para a onda amarela.

 

Todas as atividades essenciais e não essenciais reguladas pelo Plano podem funcionar, desde que obedeçam às diretrizes do Protocolo Único.

 

Na ‘onda amarela’ a distância linear entre as pessoas é de 1,5 metro; capacidade, por pessoa, de 4 metros quadrados; limite máximo de 100 pessoas por evento; limite de ocupação de 75% para hotéis e atrativos culturais/naturais.

 

Supermercados, açougues, padarias e farmácias devem funcionar obedecendo a quantidade de pessoas dentro do estabelecimento de 15 pessoas para cada caixa em operação e, em caso de filas, a distância entre as pessoas deve ser de 2 metros.

 

Estabelecimentos que manuseiam, preparam e servem alimentos podem atender os clientes presencialmente, obedecendo os parâmetros gerais de distanciamento, e priorizar o fornecimento por delivery, entrega ou retirada.

 

Para feirantes do município e clientes, continuam as regras para atendimento: distanciamento de 3 metros entre cliente e de, no mínimo, de 4 metros entre as barracas, no caso de feiras. Continua proibido o comércio ambulante em Itaú de Minas para pessoas não residem no município.

 

As atividades religiosas podem ocorrer, com encerramento até às 22h e permanência de, no máximo, 100 pessoas no local, seguindo as demais regras de distanciamento e higiene.

 

Bares, restaurantes e lanchonetes podem funcionar, com atendimento presencial, até à meia-noite, porém, com até 50% da capacidade de pessoas. Já o atendimento por delivery poder ser 24 horas por dia.

 

Música ambiente está permitida, de preferência com sonorização mecânica ou com a presença de até três músicos.

 

Academias podem funcionar seguindo as regras da Seção 8 do Protocolo Único do Minas Consciente e algumas outras normas constantes no Decreto Municipal.

 

As piscinas podem ser utilizadas, seguindo os protocolos, distanciamento e capacidade por pessoa.

 

Clínicas de estética, salões de beleza e barbearias continuam podendo funcionar mediante agendamento e seguindo as regras de higiene já conhecidas.

 

As atividades de ensino curricular e extracurricular podem funcionar, seguindo algumas regras específicas.

 

O uso de máscaras faciais continua obrigatório para toda a população.

 

Não há mais em Itaú de Minas o ‘toque de recolher’.

 

Este Decreto nº 1669 entra em vigor a partir da 0h deste sábado, dia 17, e vai até a sexta-feira, dia 23 de julho de 2021.

Nossa reportagem conversou com a Secretária Municipal de Saúde, Emilaine Pereira Custódio, que falou sobre o novo decreto.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Itaú de Minas - MG
Atualizado às 04h54 - Fonte: Climatempo
15°
Poucas nuvens

Mín. 14° Máx. 27°

15° Sensação
11 km/h Vento
80.1% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (03/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 16° Máx. 28°

Sol com algumas nuvens
Quarta (04/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 14° Máx. 27°

Sol com algumas nuvens
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias