17/09/2024 - A Semad (Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável) realizou, de 9 a 14 deste mês, a operação de fiscalização ambiental Regressus, em Alpinópolis e outras oito cidades do Sul de Minas.
O objetivo foi retornar a empreendimentos que haviam sido embargados em fiscalizações anteriores. A operação foi realizada em dez empreendimentos localizados nos municípios de Alpinópolis, Cambuquira, Três Corações, São Gonçalo do Sapucaí, Pouso Alegre, Ouro Fino, Cambuí, Alterosa e Bom Sucesso.
As atividades fiscalizadas são relacionadas à fabricação de produtos de laticínios; compostagem de resíduos industriais; tratamento térmico (têmpera) ou tratamento termoquímico; e industrialização da carne, inclusive desossa, charqueada e preparação de conservas.
O chefe regional de fiscalização da Semad na região, Elias Venâncio Chagas, estima a lavratura de, ao menos, quatro autos de infração que, somados, resultam em um montante de aproximadamente R$ 200 mil reais, tendo em vista as situações desconformes observadas em quatro empreendimentos.
Também será determinado o embargo das atividades de dois empreendimentos nos quais as atividades implicavam em poluição; a suspensão das atividades do empreendimento que não possuía licenciamento ambiental e a suspensão de captação de água executada sem portaria de outorga. Em outros dois empreendimentos serão impostas penalidades de advertência, com estabelecimento de prazo para adequação de situações pontuais.
Mín. 19° Máx. 34°