17/09/2024 - A Superintendência Regional de Saúde de Passos (SRS Passos) alerta para a vacinação contra o tétano. A vacinação pode ser feita em caso de acidente e atualizada a cada dez anos para evitar a doença.
O tétano, também chamado tétano acidental, é uma doença infecciosa, não contagiosa, causada por bactéria e pode ser fatal se não for diagnosticada e tratada a tempo. A vacina é disponibilizada gratuitamente à população por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).
Segundo informações da SRS Passos, o alerta é feito por meio de ações de mobilização social nos municípios para que as pessoas procurem as salas de imunização para a atualização do cartão de vacinação a cada dez anos.
Nos 27 municípios abrangidos pela SRS Passos, nos últimos cinco anos, foram notificados sete casos de tétano, com quatro óbitos. O imunizante antitetânico faz parte do Calendário Nacional de Vacinação e está disponível nas salas de vacinação dos municípios e é indicado para pessoas de todas as idades.
Embora a vacina seja a principal forma de prevenção contra a doença, a utilização de Equipamento de Proteção Individual (EPI), como botas, luvas, capacetes, ajuda a evitar acidentes e consequentemente a infecção.
Mín. 19° Máx. 34°