24/09/2024 - Um incêndio de grandes proporções atingiu o aterro sanitário de São Sebastião do Paraíso no fim da noite de sexta-feira, 20. Bombeiros e servidores municipais trabalharam intensamente durante toda a madrugada, manhã e tarde de sábado para conter as chamas e monitorar a situação. A fumaça proveniente do incêndio tomou conta da cidade, afetando moradores e causando preocupação.
O Corpo de Bombeiros foi acionado por volta das 23h40 pelo secretário municipal do meio ambiente, Renan Jorge Preto, e imediatamente se deslocou para o local com um caminhão de combate a incêndio. O fogo se concentrava em um grande amontoado de resíduos de lixo.
Medidas foram tomadas para minimizar a propagação do incêndio e impedir que ele atingisse uma plataforma antiga já desativada, que contém 10 anos de acúmulo de resíduos.
A operação de combate às chamas contou com o apoio de caminhões-pipa da prefeitura, além do caminhão do Corpo de Bombeiros. Máquinas agrícolas, como retroescavadeiras, foram utilizadas para criar aceiros de proteção, isolando o foco do incêndio e evitando que o fogo se alastrasse para a mata nativa, vegetação e propriedades rurais vizinhas.
O trabalho de contenção se estendeu pela madrugada e continuou durante todo o sábado. Até a tarde do dia seguinte, cerca de 35 mil litros de água já haviam sido utilizados no combate às chamas. Dois caminhões-pipa da prefeitura, com capacidades de 9 mil e 16 mil litros, permaneceram empenhados na operação.
O Corpo de Bombeiros informou que o incêndio foi isolado e todos os aceiros de proteção foram realizados. No entanto, a área já atingida continuará fumegando possivelmente por mais alguns dias.
Mín. 19° Máx. 34°