25/09/2024 - Existem várias formas e possibilidades, cada vez mais engenhosas e complexas, de realizar a fraude do WhatsApp clonado. As mais comuns ocorrem quando os golpistas assumem a identidade do proprietário de um número e mandam de forma massiva para a rede de contato mensagens de solicitação de empréstimo.
As razões costumam ser as mais diversas. Primeiro, dizem que perderam o antigo contato e que precisam que você realize uma transferência rápida. Assim, passam um código de conta de uma terceira pessoa para a realização da transação.
Em Cássia, um dos casos aconteceu na manhã desta terça-feira, 24, quando um golpista assumiu a identidade de uma mulher, usando foto, nome e outro número dizendo que trocou de chip, mandou uma mensagem no WhatsApp para uma pessoa muito próxima da família e pediu R$ 2.900,00 emprestado para pagar uma conta no aplicativo, mas que estava fora do ar.
Poucos minutos depois a pessoa que recebeu as mensagens percebeu que se tratava de golpe, pois a verdadeira pessoa estava em seu trabalho, onde é proibido usar o celular durante seu serviço e o aparelho sempre fica desligado.
O golpista chegou até passar os dados para transação via pix para uma conta de uma agência localizada em Goiânia, capital do estado de Goiás.
Relatos de outras pessoas em Cássia, contam que, no último final de semana, o mesmo tipo de mensagem também foi enviada nos seus aparelhos via WhatsApp, usando perfil de amigo ou de parente na tentativa de aplicar golpe.
Mín. 19° Máx. 34°