04/10/2024 - Nas eleições municipais 2024, que acontecem neste domingo, dia 6 de outubro, a justificativa de ausência para eleitores de outros municípios pode ser feita em qualquer seção eleitoral. A informação é do Cartório Eleitoral de Pratápolis, que abrange também Itaú de Minas e Fortaleza de Minas. A justificativa também pode ser feita pelo aplicativo de celular e-Título, desde que o eleitor esteja fora de seu município de votação.
Vale destacar que termina neste sábado, 5, o prazo para o cidadão baixar ou atualizar o e-Título, a tempo de utilizar o aplicativo nas eleições deste ano. recomendação é para que as pessoas façam o procedimento o quanto antes, até para evitar o risco de congestionamentos no sistema, na reta final do prazo. O e-Título está disponível nas lojas virtuais Google Play e Apple Store.
No domingo, 6, o imóvel onde funciona o CEJUSC (Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania), em Itaú de Minas, funcionará como apoio logístico da Justiça Eleitoral, sem previsão de atendimento ao público externo. Por parte do Cartório Eleitoral, ficará em Itaú de Minas o servidor Alexandre. Já o juiz da comarca, Dr. Ângelo, e o promotor, Dr. Alan, irão percorrer todas as seções eleitorais dos três municípios da Zona Eleitoral 293.
Conforme apurado pela nossa reportagem, ao final da votação no domingo, as urnas de Itaú de Minas e de Fortaleza de Minas serão levadas para Pratápolis por dois veículos requisitados junto às respectivas prefeituras, com escolta de viatura da Polícia Militar de cada cidade.
À medida que as mídias forem chegando ao Cartório Eleitoral, em Pratápolis, serão imediatamente transmitidas pelo sistema do TSE.
Como é tradição, a Rádio Boa Nova fará uma cobertura completa do dia da eleição, em especial a partir das 17h, com a apuração dos votos.
Por: Marcos Claudino
Mín. 16° Máx. 22°