16/10/2024 - Na sexta-feira (11), a Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Passos, inaugurou a primeira capela do Brasil dedicada a Santa Carmen Sallés, fundadora das Concepcionistas Missionárias do Ensino.
Dom José Lanza Neto, bispo da Diocese de Guaxupé, padre Valdenisio Goulart, pároco da comunidade, padres da diocese e irmãs Concepcionistas estiveram presentes para a bênção da Capela e do Altar, assim como para a inauguração da Capela do Santíssimo Sacramento.
Com muito empenho e dedicação, inúmeras ações foram realizadas pela comunidade para que a capela fosse construída. A obra, localizada no bairro Nova Califórnia, foi iniciada no dia 25 de junho de 2022 pelo atual pároco, padre Valdenisio Goulart.
Para a Irmã Vanilda, a inauguração é de grande importância não só para a congregação, mas também para toda a Igreja. Segundo ela, Madre Carmen foi uma mulher da Igreja e, desde o princípio, quis vincular toda sua obra à missão da Igreja, em um caminho de fidelidade ao que a Igreja pede.
As Concepcionistas Missionárias do Ensino atuam na cidade de Passos no Colégio Imaculada Conceição, mais conhecido como CIC, desde 1917. Estão presentes através de suas atividades educativas e pastorais, focadas no desenvolvimento acadêmico e espiritual dos alunos. Essa atuação em Passos reflete o compromisso da congregação em transformar a sociedade por meio da educação, sempre voltada para o respeito à dignidade humana e à fé cristã.
Quem foi Santa Carmen Sallés?
Carmen Sallés y Barangueras nasceu em 9 de abril de 1848, em Vic, Espanha. Inquieta com a situação das mulheres da época, Carmen decidiu dedicar sua vida à educação feminina. Ingressou nas Dominicanas de la Anunciata, onde se dedicou à educação por 22 anos. Em 1892, após enfrentar dificuldades internas na congregação, fundou as Concepcionistas Missionárias do Ensino, com a missão de educar meninas e jovens, proporcionando-lhes oportunidades de desenvolvimento intelectual e espiritual. Ela dizia: “Enquanto houver jovens para educar e valores para transmitir, as dificuldades não contam”.
Santa Carmen foi canonizada em 2012 e, desde então, sua obra continua inspirando comunidades em várias partes do mundo.
Mín. 19° Máx. 23°