13/11/2024 - O tremor relatado por moradores de pelo menos 26 cidades no Sul de Minas pode ter sido um episódio de quebra da barreira do som por uma aeronave supersônica. Apesar de parecer com o que se sente durante um pequeno terremoto, a hipótese levantada por especialistas é de um “sonic boom”, fenômeno pode ser confundido com vibrações, já que gera ondas de choque que chegam à superfície.
Entre a noite de sábado (9) e a madrugada de domingo (10), tremores foram reportados na plataforma do Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP).
Mais de 35 relatos foram registrados, mas, apesar disso, a Rede Sismográfica Brasileira não registrou nenhum sinal que possa ser identificado como um tremor de terra neste horário reportado pelas pessoas.
Bruno Collaço, sismólogo do Centro de Sismologia da USP, disse que a
única coisa que se pode afirmar é que não foi um terremoto.
Segundo o especialista, o "sonic boom" acontece quando um objeto se move pelo ar mais rápido do que o som. Com isso, ele cria ondas de choque que se acumulam e se fundem, resultando em um estrondo alto.
Sobre a possibilidade de um exercício aéreo, a Força Aérea Brasileira informou que nenhuma aeronave da FAB sobrevoou a região no horário indicado nos relatos.
Embora a quebra de barreira do som seja uma possível explicação, ainda não há nada oficializado sobre a causa do evento.
Mín. 19° Máx. 23°