13/11/2024 - A sessão ordinária semanal da Câmara Municipal de Itaú de Minas, nesta terça-feira, 12, foi marcada pela entrega dos certificados aos estudantes participantes do Parlamento Jovem 2024, um programa de formação política de estudantes do ensino médio, realizado pela ALMG (Assembleia Legislativa de Minas Gerais), por meio da Escola do Legislativo, em parceria com câmaras municipais e com o apoio da PUC Minas.
Neste ano, o tema do PJ foi “Melhorias no ensino escolar”. De Itaú de Minas, 45 alunos participaram de encontros e etapas, no âmbito municipal, regional e estadual.
O coordenador do Parlamento Jovem e da Escola do Legislativo de Itaú de Minas, Dr. Vinícius Araújo Cunha, disse que os trabalhos do PJ Minas 2024 tiveram início no mês de março, sempre em reuniões semanais.
Segundo ele, o Parlamento Jovem é um projeto que é desenvolvido pela ALMG em que, aproximadamente, 150 Câmaras Municipais de todo o estado de Minas Gerais participam. É uma forma de promover um debate sobre temas específicos. Esse ano, o tema foi “Melhorias no ensino escolar”, mas já houve outros temas, como meio ambiente, desenvolvimento sustentável, racismo e violência contra mulher, por exemplo.
Dr. Vinícius destaca que, “só ato do adolescente pisar dentro da Câmara, ter contato com os vereadores e saber como que o debate é feito, e como que o Poder Legislativo influencia na Administração Pública, este que é o grande aprendizado e é esta a missão que é passada aos adolescentes para que, quando chegarem a idade adulta, tenham um mínimo de conhecimento de como que o processo de debate democrático ocorre nesse país, da sua necessidade e dos instrumentos em que isso é feito.”
Nesta sessão da Câmara, dos 45 estudantes do PJ Minas, cerca de 21 compareceram à cerimônia de entrega dos certificados.
O tema do Parlamento Jovem em 2025 será “Juventude e Direitos Culturais”.
Por: Marcos Claudino
Mín. 19° Máx. 23°