25/11/2024 - No mês passado, 732 empresas foram abertas nos 27 municípios da região. O número é 12,27% maior que o registrado em outubro de 2023, quando 652 empresas foram constituídas. Em setembro deste ano foram abertos 705 novos empreendimentos.
Os dados são do relatório de registros mercantis divulgado pela Jucemg (Junta Comercial de Minas Gerais), vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG). A autarquia é responsável pelo registro e arquivamento de atos como constituição, fusão e extinção de empresas em território mineiro.
Segundo a Jucemg, 18 municípios da região registraram alta no número de empresas abertas no mês passado na comparação com o mesmo período de 2023. Destaque para os municípios de São Roque de Minas, Fortaleza de Minas e Claraval.
O município de Itaú de Minas formalizou a abertura de 27 empresas no mês de outubro, com aumento de 28,57% em relação ao mesmo período de 2023, quando 21 estabelecimentos foram abertos. No mês passado, foram abertas na cidade 20 novas empresas no setor de serviços e 7 no comércio.
Em Passos, foram 219 empresas abertas no mês de outubro e, em São Sebastião do Paraíso, 102.
Oito municípios da região tiveram queda no número de estabelecimentos abertos nos dois períodos pesquisados.
A Jucemg apontou 381 extinções de empresas no mês de outubro deste ano na região.
O Painel Interativo da Jucemg considera, para fins estatísticos, empresas do tipo jurídico Cooperativa, Eireli, Empresário Individual, Sociedade Anônima (SA) e Sociedade Empresária Ltda, podendo ser empresa normal, de pequeno porte ou ainda microempreendedores (ME).
Mín. 19° Máx. 23°