27/11/2024 - Durante quatro dias, supervisores de controle de endemias dos municípios de abrangência da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Passos participaram de uma capacitação para “Qualificação das ações de arboviroses”. O objetivo foi preparar os municípios para o combate ao Aedes aegypiti, mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika, para o período sazonal de 2024/2025. O curso foi realizado de 11 a 14 de novembro por referências técnicas da SRS Passos e referências municipais capacitadas pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) para ser multiplicado junto aos agentes de controle de endemias.
Dentre as diversas atribuições desses profissionais, os supervisores de controle de endemias são os responsáveis pela orientação e acompanhamento das ações de controle vetorial do Aedes aegypti executadas pelos agentes de controle de endemias (ACEs).
Segundo a superintendente da SRS Passos, Kátia Rita Gonçalves, a dengue é considerada um dos maiores problemas de saúde pública, especialmente, em países tropicais, cujas condições sócios-ambientais favorecem o desenvolvimento e a proliferação do transmissor da doença, o mosquito Aedes Aegypi.
Mín. 19° Máx. 23°