29/11/2024 - A AMEG (Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande) comemorou seus 40 anos com a Assembleia Geral Ordinária de número 198 e uma cerimônia no Espaço Tropeiro, em Passos, marcadas por homenagens a personalidades e avanços históricos. Fundada em 1984, a AMEG cresceu de nove municípios fundadores para 24 consorciados, consolidando-se como referência no desenvolvimento regional.
A Assembleia foi conduzida pelo presidente Rafael Freire, prefeito de Alpinópolis, que destacou a primeira reforma interna da sede, a obtenção dos selos Arte e SISBI, a quitação de pendências financeiras, a reforma administrativa da Associação e ainda a negociação para liberação de um precatório de São Sebastião do Paraíso, garantindo um saldo de R$ 1,5 milhão em caixa.
Após a Assembleia, lideranças participaram da cerimônia comemorativa. O ex-prefeito de Passos e ex-deputado estadual, Professor Cóssimo Baltazar de Freitas, primeiro presidente da AMEG, foi um dos homenageados.
Maria Aparecida Hermógenes de Freitas, única mulher a presidir a AMEG, lembrou que foi presidente da AMEG em 1995, época em que não havia tantas mulheres na política.
O evento também homenageou o vereador mais antigo de Passos ainda vivo, Geraldo Gonçalves dos Reis, de 93 anos, além de alguns ex-presidentes, como o prefeito de Itaú de Minas, Norival Lima, que foi presidente da AMEG em 2.005.
Receberam homenagens também parceiros institucionais, além dos deputados estaduais Cassio Soares e Antonio Carlos Arantes e ex-secretários executivos da Associação.
Atualmente, a AMEG é composta pelos municípios de Alpinópolis, Capetinga, Capitólio, Carmo do Rio Claro, Cássia, Claraval, Córrego Fundo, Delfinópolis, Doresópolis, Fortaleza de Minas, Guapé, Ibiraci, Ilicínea, Itaú de Minas, Passos, Pimenta, Piumhi, Pratápolis, São João Batista do Glória, São José da Barra, São Roque de Minas, São Sebastião do Paraíso, São Tomás de Aquino e Vargem Bonita.
Mín. 19° Máx. 23°