29/11/2024 - O risco de surto de dengue em Itaú de Minas aumentou neste final de ano. O LIRAa (Levantamento Rápido de Índices de Aedes aegypti) mostrou um grande aumento no número de focos do mosquito, especialmente dentro das casas.
Valéria Silva, coordenadora da Vigilância em Saúde, disse que esse levantamento é feito quatro vezes no ano. Em janeiro, o LIRAa de Itaú de Minas foi 0,8; em maio 0,5; em agosto 0,3; e em outubro/novembro 1,5, o que representa nível médio para dengue, já que o tolerável pelo Ministério da Saúde é um índice até 2.
No mês de setembro o município registrou 3 notificações de suspeita de dengue; em outubro foram 7; e, em novembro 6 notificações, sendo que duas dessas pessoas estão hospitalizadas.
Geovânia Cintra dos Reis da Silva, supervisora dos agentes de endemias, falou que os focos de dengue são encontrados, com maior frequência, nos quintais e até mesmo dentro das casas, em vasos de plantas e vasilhas de água para os animais domésticos.
A população deve fazer a sua parte, eliminando locais com água parada e recebendo bem os agentes de endemias, seja na verificação dos quintais, ou na aplicação do UBV (fumacê), quando há caso notificado na vizinhança.
Por: Marcos Claudino
Mín. 19° Máx. 23°