09/12/2024 - Agora é oficial: o aeroporto de Franca, no interior de São Paulo, voltará a ter voos comerciais a partir do dia 16 de dezembro. A empresa responsável pelos voos será a Azul Linhas Aéreas. A informação foi confirmada pelo vereador francano Daniel Bassi, que tem trabalhado nesta frente desde 2022.
Segundo as informações obtidas pelo vereador, inicialmente, o trecho realizado será entre Franca e o aeroporto internacional de Campinas (Viracopos) e o avião que iniciará a linha será o Caravan.
A aeronave, com capacidade para até nove passageiros, é fabricada pela empresa Cessna e utilizada diariamente por empresas aéreas em razão de ser considerada segura e confiável, além de sua versatilidade e economia. Somente a Azul tem cerca de 30 aviões modelo Caravan.
Bassi disse que os voos deverão ser implantados, a princípio, com linhas Franca a Viracopos e Viracopos a Franca às segundas e quintas-feiras, mas nada impede que as datas e horários sejam ampliados. O trecho de Campinas até São Paulo deverá ser feito em ônibus da Azul e incluído nos valores das passagens.
A demanda de passageiros será fundamental para possíveis alterações nos voos, como a vinda de aeronaves maiores, como o ATR e até Boeings, e implantação de novos trechos.
Outra informação importante é que a Força Aérea Brasileira, que realizou voo de inspeção no aeroporto de Franca, aprovou o PAPI, equipamento instalado pela empresa VOA, gestora do aeroporto, e que a homologação do mesmo pela ANAC (Agência Nacional da Aviação Civil) ocorrerá nos próximos dias.
O vereador afirmou ainda que está aguardando mais informações oficiais sobre pontos como valores de passagens, horários de voos e conexões nacionais e internacionais que poderão ser feitas a partir de Viracopos.
Mín. 19° Máx. 23°